Muitas pessoas acreditam em Deus, contudo elas podem enfrentar um momento de injustiça ou perda tão profunda que podem se ver duvidando de sua própria fé. Outros acreditam que a vida é como uma montanha russa, se você tá lá embaixo, já já estará por cima de novo. A questão é quando esse “já já” demora a chegar. De repente, nos vemos duvidando de algo que sempre acreditamos. Independente de qual seja seu cenário, há poucas coisas tão desconfortáveis na vida quanto começar a duvidar de uma crença. Então, o que fazer?
- Pergunte-se: por que você acredita nisso? Sua crença vem de algo sólido, um fato, experiências ou valores?
- Ouça quem está no mesmo barco que você sem ficar na defensiva. Se você está se questionando quer dizer que algo não está fazendo sentido no momento, e qualquer informação pode te ajudar a sair dessa.
- Seja humilde e entenda que tudo bem em admitir que há fatos e circunstâncias que você nunca considerou. Não há nada de errado nisso.
- Reavalie sua crença. Até onde eu saiba, sua crença não está escrita em pedra, então tudo bem adapta-la. Pegue todas as suas considerações e veja o que faz mais sentido, o que não faz mais sentido e qual será seu caminho daqui a diante.
- Por fim, caso não encontre um caminho per se, entenda que está tudo bem seguir sem direção e descobrir conforme se movimenta. Ás vezes, tudo deixa de fazer sentido, e eis uma das maravilhas da vida: a compreensão de como somos ignorantes e como não realmente sabemos de nada.
Certifique-se de não pegar muito pesado consigo mesmo. Tudo muda o tempo todo. Suas crenças mudam. Você muda. E tá t-u-d-o b-e-m!