O Complexo Hospitalar de Clínicas recebeu acreditação nível 2 da ONA (Organização Nacional de Acreditação), que além de avaliar os critérios de segurança, também exige da organização uma gestão integrada dos processos, promovendo ações de melhorias entre as áreas. A ONA é uma organização não governamental chancelada pela International Society for Quality – ISQUA, órgão máximo da acreditação para serviços de saúde no mundo.
O certificado foi entregue na terça-feira (17). Apenas 7% dos hospitais brasileiros (entre públicos e privados) têm esse certificado de acreditação.
Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, a instituição passou por uma avaliação detalhada, através de uma IAC (Instituição Acreditadora Credenciada) e sua equipe de avaliadores habilitada pela ONA.
Eles buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e segurança na assistência prestada e gestão integrada entre os processos.
De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige.
Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de Saúde.
Com a organização de um modelo de governança foi solicitada uma avaliação de Diagnóstico Organizacional (DO), junto à Organização Nacional de Acreditação, primeiro passo para início formal do processo e a ganhadora para realização do DO foi a Infinity Accreditation Healthcare.