Mais de 15 mil alunos usam transporte escolar de São Bernardo

Em mais uma medida de preparação da rede de Educação de São Bernardo, profissionais da Diastur, empresa terceirizada responsável pelo serviço de transporte escolar na cidade, se reuniram para o planejamento de retorno ao ano letivo de 2025, marcado para o dia 6 de fevereiro. O prefeito Marcelo Lima e a primeira-dama Zana Lima marcaram presença no encontro, que ocorreu no auditório do Teatro Inezita Barroso, no Bairro Santa Terezinha. O município atende 15.594 alunos pelo sistema, matriculados entre as 220 unidades escolares.

Entre motoristas e monitores, o sistema tem 820 profissionais em atuação em São Bernardo. O serviço conta com uma frota total de 400 vans, sendo que 21 veículos escolares são adaptados para estudantes cadeirantes.

Marcelo Lima conversou com os profissionais do setor e pontuou sobre a responsabilidade de cada um em transportar e cuidar das crianças e adolescentes no trajeto às escolas e retorno para as residências.

O secretário da Educação, Júlio Cesar da Costa, a secretária adjunta, Jussara Bezerra, e a presidente da Diastur, Milena Braga Romano, também participaram da reunião. O secretário da Educação reforçou o compromisso que os responsáveis pelos alunos devem ter em relação à pontualidade em horário marcado, para que não haja atrasos.

Direito ao transporte

Para ter direito ao transporte escolar, o aluno precisa estar matriculado em uma das escolas da rede, residir em São Bernardo, ter a matrícula efetivada na escola mais próxima de sua residência ou em unidade indicada pela Secretaria de Educação e o local ter no mínimo, 1.500 metros de distância da residência.

O direito é concedido também para alunos que residem em local de difícil acesso, decorrente de obstáculos naturais ou artificiais que limitem ou impeçam o acesso ou circulação, ser estudante com deficiência de qualquer natureza e/ou transtorno global do desenvolvimento, apresentar impedimentos temporários ou de longo prazo para locomoção, ter pais e/ou responsáveis legais com deficiências incapacitantes ou com limitações para locomoção.