Fevereiro começou com tudo. Principalmente com as famosas chuvas de verão.
Só nos primeiros dias do mês já choveu o equivalente à 65% do esperado para todo o mês no Estado de São Paulo.
Muita coisa! Mas também algo que já se tornou comum para a realidade da população. E o pior, ainda estamos apenas no começo do mês, e ainda a previsão é de muita chuva! Infelizmente.
O ruim disso tudo é que falta-se fazer muito para conseguir controlar os prejuízos causados pelo excesso das chuvas, como enchentes, deslizamentos, quedas de árvores, e etc.
Para isso, aqui na região do ABC, o Consórcio Intermunicipal preparou um plano de drenagem, para indicar ao Estado tecnologias e intervenções que podem tornar a região mais preparada para as mudanças climáticas, as quais já são uma realidade.
Em contrapartida, o Governo de São Paulo, já anunciou que destinará à municípios verba para projetos antienchente, o que certamente beneficiará também a população do ABC. Pelo menos é o que o Consórcio e todos nós que aqui vivemos torcemos para acontecer.
Temos um bom exemplo acontecendo na região que é o piscinão Jaboticabal, principal obra de combate à enchentes que está em obras, e contou com apoio da gestão anterior do Governo do Estado para conseguir ter seu início decretado.
Porém, além desta importante obra, é preciso mais. Tanto por parte da classe política com seu poder, realizando limpezas das vias públicas e coletas do lixo de forma adequada, evitando a construção desenfreada, contribuindo para a preservação ao meio ambiente, realizando políticas públicas construtivas visando o cuidado, e tantas outras coisas. E, a população, que precisa se conscientizar e fazer sua parte.
Se todos atuarem juntos, com certeza construiremos um futuro melhor com relação a estas questões! As quais, devemos sempre lembrar que não são culpa da natureza, e muito taxá-la como a grande vilã, como alguns gostam de fazer.
E nem São Pedro, como um ex-prefeito da região culpou certa vez.
Coitados, alguns não sabem o que falam…
A Diretoria