A emissão do benefício para o trabalhador desempregado em São Paulo é agora 100% digital, em forma de cartão de embarque para agilizar o acesso do passageiro ao sistema, e será enviado gratuitamente para o endereço fornecido pelo passageiro após o acesso ao site, preenchimento do formulário e envio de forma digital dos documentos necessários.
A Credencial é um benefício fornecido ao trabalhador desempregado que tenha registrado em sua Carteira Profissional, emitida pelo Ministério do Trabalho, a baixa no último emprego há mais de 30 dias e menos de 180 dias.
Desta forma, o trabalhador desempregado deverá solicitar a Credencial do Trabalhador Desempregado, à CPTM, a qual poderá ser utilizada tanto na CPTM quanto no Metrô. A credencial tem validade de 90 dias não renováveis.
Para solicitar o novo Cartão do Trabalhador Desempregado, o passageiro deve acessar o site https://ajuda.boradetop.com.br/hc/pt-br/articles/33282707245467-Como-solicito-meu-Cart%C3%A3o-do-Trabalhador-Desempregado e preencher o formulário disponível. É necessário estar com os seguintes documentos:
RG ou outro documento oficial com foto; CPF; Rescisão do último contrato de trabalho ou ata judicial; Carteira de trabalho; Extrato do CNIS atualizado.
Após o envio do formulário e da documentação, será informado o status da solicitação. Caso aprovado, o cartão será enviado em até seis dias úteis, com validade de 90 dias, no endereço fornecido no formulário, sem nenhum custo ao passageiro.
No caso da impossibilidade de acesso ao sistema digital, a CPTM disponibilizará atendimento presencial toda quinta-feira na Estação Palmeiras-Barra Funda, das 10h às 11h, mediante agendamento pelo telefone 0800 055 0121. Não será realizado atendimento sem agendamento prévio e, caso aprovado, a entrega do cartão seguirá a mesma condição do atendimento pelo site.
O benefício seguirá atendendo todo o sistema metro-ferroviário e suas regras para emissão e utilização permanecem inalteradas.
A CPTM reitera seu compromisso com a transparência e com a qualidade dos serviços prestados aos seus passageiros e se coloca à disposição para esclarecimentos adicionais por meio de seus canais de atendimento oficiais.