A Ministra da Saúde Nísia Trindade, em entrevista na última quinta-feira (13), com a imprensa, informou que o programa Farmácia Popular terá 100% de gratuidade. De agora em diante, todos os 41 itens do programa passam a ser distribuídos de graça nas farmácias credenciadas.
Com isso, a estimativa é que mais de 1 milhão de pessoas serão beneficiadas, com destaque para os idosos que anteriormente pagavam coparticipação em alguns produtos.
Pessoas com mais de 60 anos, elegíveis, poderão, por exemplo, obter fraldas geriátricas gratuitamente. Remédios para diabetes associada à doença cardiovascular também serão ofertados sem custos. A medida visa expandir a cobertura do programa.
“Também foram incluídos outros itens na gratuidade, como as fraldas geriátricas, ou seja, estamos falando também de envelhecimento da população. Eu sei a real importância dessa ação”, declarou Nísia em nota no site oficial do Ministério da Saúde.
Outra novidade do Farmácia Popular é a possibilidade de credenciamento de farmácias privadas localizadas em municípios que ainda não são atendidos pelo programa. A expectativa, então, é que o Farmácia Popular abranja todo o território nacional. Atualmente, o programa está presente em 4.812 municípios, com 31 mil farmácias credenciadas.