Os cursos de Beleza, Moda e Gastronomia são os mais buscados no programa Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo. Voltada à capacitação para o mercado de trabalho, a iniciativa tem registrado forte participação feminina: mulheres representam 82% do quadro de alunos. Nas cidades do ABC, esse número é ainda maior, chegando a 88%. A primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, destaca a importância da qualificação como ferramenta capaz de abrir portas para novas oportunidades de emprego e renda, especialmente para as mulheres.
“As áreas da Beleza, Moda e Gastronomia estão entre as mais procuradas e são setores que sempre demandam de profissionais qualificados. Atualmente, identificamos um grande número de mulheres buscando capacitação para conquistar autonomia e independência financeira. Elas representam quase 82% do nosso quadro de alunos em todo o estado, demonstrando o impacto dos cursos do Fundo Social de São Paulo na geração de oportunidades e no fortalecimento da inclusão produtiva”, afirma Cristiane Freitas.
Os cursos oferecidos pelo de São Paulo atendem a áreas de alta demanda e setores que oferecem possibilidades de empreendedorismo e inserção rápida no mercado de trabalho. Desde o início da atual gestão, em 2023, mais de 25 mil pessoas já passaram pelos cursos de qualificação do Fundo Social, tendo a oportunidade de se capacitar para o mercado de trabalho ou até mesmo abrir o próprio negócio.