Reunião 172 do Memofut: em pauta, as origens do futebol feminino

Daniel Alcarria

Daniel Alcarria

8 de Março

Em mais uma reunião ordinária do Grupo Literatura e Memória do Futebol (Memofut), a 172ª realizada pelo coletivo, dessa vez os memorialistas e historiadores do futebol irão se debruçar acerca das origens do futebol feminino no Brasil. Para isso, o encontro de hoje terá a participação de Aira Bonfim, mestre em História, Política e Bens Culturais pela FGV, com pesquisas dedicadas as práticas esportivas contra-hegemônicas e uma das maiores especialistas acerca do futebol entre as mulheres. A apresentação de Aira será em parceria com Ademir Takara, bacharel em Biblioteconomia e História pela USP e bibliotecário do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) do Museu do Futebol. Segue agenda enviada pelo amigo Alexandre Andolpho Silva, coordenador do Memofut.

A 172ª Reunião do Memofut será realizada neste sábado (8) na Zona Mista (ao lado da Biblioteca) do Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu, Praça Charles Miller, s/nº). A entrada, gratuita, será feita pelo restaurante Bubu, no lado oposto ao auditório Armando Nogueira.

Grupo Literatura e Memória do Futebol Brasileiro (Memofut) reúne os interessados na preservação da memória do futebol brasileiro; os encontros são realizados mensalmente, sempre nos primeiros sábados de cada mês e a entrada é franca. Grande oportunidade para quem gosta de história e futebol. Foto: Memofut

Agenda

8h30/9h15. Aquecimento, com café da manhã.

9h15/9h30. Comunicações iniciais, com Alexandre Andolpho (coordenador do Memofut).

9h30/10h30. “São Paulo x Flamengo e a primeira preliminar feminina no Pacaembu”, com Aira Bonfim e Ademir Takara. Aira fez parte da equipe de implantação do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), em 2011, no Museu do Futebol – onde até 2018 atuou como técnica pesquisadora. Co-curadora de diversas exposições, como Rainha de Copas (2023), Contra-Ataque! As Mulheres do Futebol (2019) e O Futebol e as Olimpíadas (2016), todas no Museu do Futebol, Aira trabalha como consultora sobre história do esporte e pesquisadora independente. Ademir é bacharel em Biblioteconomia e História pela USP e bibliotecário do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) do Museu do Futebol. Torcedor do São Paulo, é autor, em conjunto com Domingos D’Angelo, do livro “Bibliofut: a literatura do futebol brasileiro” (Jundiaí: In House, 2019).

10h30/11h. Intervalo para café e foto.

11h/13h. “1959 – O Brasil não é só futebol… mas é muito futebol”, com Humberto Mariano. Humberto é economista, pesquisador de futebol e membro do Memofut. Nascido em São Paulo, no bairro de São Miguel Paulista, é torcedor do Santos.

13h. Encerramento.