Até dia 21, Rio Grande da Serra promove Semana Internacional da Água

Até o próximo dia 21 de março, a Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (SECLIMA), em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Rio Grande da Serra, promovem a 1ª Semana Municipal da Água, alusiva as comemorações internacionais que ocorrem até o dia 22 de março, Dia Internacional da Água. Este é o primeiro evento do município neste formato.

Para o secretário Marcelo Marcondes (SECLIMA), este tipo de ação é o melhor caminho para ser ampliada a agenda sobre o assunto. “Ações em conjunto, fortalecem as entregas propostas pelo governo aos munícipes, este é caminho para ampliarmos as agendas, e, em especial, promover o desenvolvimento sustentável que o município precisa e quer que aconteça”, disse. Já o Secretário Vinicius Brum (Educação), compreende que educação ambiental é um tema que deve ser iniciado desde cedo. “É através da sensibilização, da educação ambiental, que podemos promover uma melhor qualidade de vida aos nossos cidadãos, em especial, iniciando pelas crianças”, concluiu.

A Secretaria de Educação, sistematizou na rede de ensino diversas ações que vem sendo desenvolvidas em suas atividades, já a SECLIMA, promove hoje (19), as ações integradas de educação ambiental e clima, onde, no primeiro momento, terá o lançamento da etapa de educação ambiental do Programa Recicla Rio Grande, que terá como tema o combate ao descarte irregular de óleo de cozinha na água, conscientizando a população para o descarte ambientalmente correto, além instalação de coletores de tampinhas, bag e cestos de recicláveis para material de escrita e pilhas, somando-se ao Programa Pegada Legal, que compreende a troca de recicláveis para compra de ração para animais em condições de rua.

“Temos intensificado a agenda de gestão em resíduos, neste dia, especialmente, queremos despertar a importância do descarte correto de óleo, e os sérios problemas gerados pela contaminação de nossas águas”, disse o Secretário Adjunto Flavio Nakaoka (SECLIMA).

Na agenda do Clima, dentro do Programa Cidades Sustentáveis e Agenda Pública Ambiental, será lançado o Observatório do Clima, em alusão ao Dia de Conscientização das Mudanças Climáticas, que será o espaço de construção e diálogo na busca pelo enfrentamento dos desafios das mudanças climáticas.

“As agendas sempre serão integradas, pois precisamos promover o desenvolvimento sustentável, e somente, com os temas que convergem, os resultados irão surgir, unindo esforços, pois a importância de cuidar do meio ambiente, especialmente, nesta semana lançamos o debate dos recursos hídricos, é também, uma agenda climática, precisamos entender, que como diz o ditado popular, de que quem ama cuida, essa é a essência das nossas ações, amar para cuidar, e assim, teremos dias melhores e uma cidade cada vez mais planejada”, finalizou Marcondes.