Modelo do CGE de São Caetano pode ser replicado no Distrito Federal

Comitiva do Governo do Distrito Federal visitou as instalações do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) de São Caetano do Sul. A intenção da gestão do Distrito Federal é replicar o modelo bem-sucedido em solo sul-caetanense.

Gutemberg Gomes, secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, e Renato Santana, subsecretário de Gestão Ambiental e Territorial, foram recepcionados por Raquel Valadares, do CGE, que mostrou o equipamento, suas funcionalidades e como todas as atividades do centro são integradas com as forças de segurança na cidade, como GCM (Guarda Civil Municipal), Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana).

O secretário de Meio Ambiente disse que um dos objetivos da visita foi entender como o sistema de monitoramento inteligente pode auxiliar em ações de políticas ambientais no Distrito Federal.

“Dialogamos sobre um projeto extremamente importante para gente, que é um projeto de tecnologia, para levar a experiência aqui aplicada com êxito para Brasília para que, de fato, a gente tenha assertividade na política pública ambiental”, comentou Gutemberg Gomes.

Renato Santana, que já foi vice-governador do Distrito Federal e deputado federal, não escondeu a surpresa positiva com as instalações e, sobretudo, como o equipamento é importante para o governante administrar.

“O time aqui de São Caetano está de parabéns porque eles captaram a mensagem de que a governança de dados, a gestão de dados, faz com que o gestor maior tome decisões qualificadas e assertivas. Muito importante trocar experiências e compartilhar tecnologia”, afirmou.