E não é que Bolsonaro e sete de seus aliados viraram réus no Supremo Tribunal Federal (STF), na última quarta-feira (26), por tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022?
Com a decisão unânime da 1ª Turma do Supremo – onde os 5 ministros aceitaram a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) -, o ex-presidente e seus aliados enfrentam um processo criminal, mas não podem ser condenados à prisão, neste momento. Bolsonaro é o primeiro ex-presidente a se tornar réu por tentativa de golpe de Estado.
Pelo seu lado, o ex-presidente, negou envolvimento na tentativa de golpe e chamou a acusação de “grave e infundada” e alegou ser algo pessoal contra ele.
Já o atual presidente, Lula, disse ser evidente a tentativa de golpe, além da contribuição para o possível atentado contra ele, Alckmin e Moraes.
Agora, o próximo passo do processo incluirá o embate entre PGR e defesas, onde serão apresentadas provas e depoimentos, e o julgamento deve ocorrer ainda este ano, entre setembro e outubro.
Independente do lado que você que nos lê esteja, ou torça neste processo todo, é importante ressaltar que não é porque o outro pensa diferente de você, que ele tem que virar seu inimigo, e também que qualquer tipo de polarização acaba causando danos a todo o coletivo, tornando a sociedade completamente prejudicial a si mesma.
A direção