A chuva que atingiu a região no começo da tarde desta segunda-feira (31), provocou alagamentos, desabamento de imóvel e a paralisação na circulação dos trens.
A Defesa Civil de Santo André, São Bernardo e Mauá tiveram suas equipes acionadas para atuar nas áreas de risco. A linha 10-Turquesa da CPTM precisou parar a circulação entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Mauá devido a alagamento na via. O sistema Paese teve de ser acionado para atender os passageiros.
A chuva forte em Santo André – acompanhada por rajadas de vento -, fez com que o Córrego Guarara e do Rio Tamanduateí transbordassem, alagando diversas ruas principalmente na região da Vila Pires e na Avenida dos Estados, onde carros ficaram submersos, e moradores ilhados. Um caminhão tombou na Avenida Queiroz dos Santos. Segundo a Enel, cerca de 25 mil clientes ficaram sem energia elétrica.
Em São Caetano, cerca de 10 pontos ficaram alagados ou estiveram comprometidos, devido ao transbordamento do Ribeirão dos Meninos e do Rio Tamanduateí e as equipes da Defesa Civil e Semob foram acionados. São Bernardo registrou alagamentos na Vila Vivaldi e região central.
Uma casa desabou no Jardim Zaíra, em Mauá, sem informações ainda sobre vítimas. Segunda a Defesa Civil da cidade, Mauá teve além de pontos de alagamento, quedas de árvores e o transbordamento do rio Corumbé.
Até às 16h havia chovido 131mm em Mauá, 84mm em Santo André e 52 mm em São Bernardo.