Tarifaço de Trump

O presidente americano, Donald Trump, cumpriu nesta semana o início de seu “tarifaço”, que já está deixando em alerta lideranças e investidores por todo o planeta.

Ao contrário do que muitos imaginavam, o Brasil aparece com uma das tarifas mais baixas da lista apresentada, porém com 10%, o que já é muito! A China por exemplo, está recebendo uma sobretaxa de 34% e a União Europeia 20%.

As tarifas propostas pelo governo americano impõem custos extras para aquelas empresas que dependem de importações, podendo alterar diversos fluxos comerciais.

Em nosso país, principalmente o agro e a indústria serão impactados com o tarifaço. Segundo simulação realizada pelo banco Bradesco, o Brasil pode ter um prejuízo de até US$ 2 bilhões sobre as exportações realizadas.

Segundo o presidente norte americano, a medida é um ato de reciprocidade – ou nas palavras dele “restauração da justiça” -, por isso os Estados Unidos passarão a cobrar tarifas equivalentes dos países que já taxam os produtos americanos.

A medida deve entrar em vigor neste sábado e já movimenta o mundo, e uma pergunta paira sobre este acontecimento: Qual será a reação dos países com relação a Trump e aos americanos?

Há grandes chances de retaliações das mais variadas formas além de alta tensão comercial! As bolsas de valores pelo mundo já estão mostrando um pouco disso, mas o jeito é esperar para ver no que vai dar.

A direção