Em ação emblemática conjunta, os prefeitos de São Bernardo, Marcelo Lima, e Santo André, Gilvan Júnior, assinaram no sábado (5) ordem de serviço para revitalização completa das praças Herbert de Souza (Betinho), na região do Baeta Neves, e São Sebastião dos Santos, no Jardim Alvorada, que ficam localizadas na divisa entre as duas cidades. A previsão é que a reforma seja concluída no prazo de 180 dias.
Situada no cruzamento entre as ruas Antônio Seixas Leite Ribeiro e Herbert de Souza, a Praça Herbert de Souza, que fica justamente no limite do Baeta com o Alvorada, tem 4.035 metros quadrados, próxima à Praça São Sebastião. O espaço de lazer receberá série de melhorias como reforma das quadras poliesportivas, com alambrado e instalação de tela de nylon de cobertura, sendo uma delas com grama sintética e outra beach tenis, manutenção do playground, academia ao ar livre e espaço pet e implantação de pista de caminhada, além de novo paisagismo, troca da iluminação e pintura geral.
O investimento na reestruturação da Praça Herbert de Souza será da ordem de R$ 620 mil. A revitalização será viabilizada por meio de força-tarefa das prefeituras de São Bernardo e Santo André, incluindo o trabalho das equipes de mão de obra própria. O evento de anúncio da reforma reuniu, além dos chefes do Executivo, secretários municipais, vereadores e diversos moradores do entorno.
A medida simbólica sintetizou a atual unidade regional. “A integração entre os municípios vizinhos fortalece a qualidade de vida da população. Estamos juntos, unidos, para entregar uma reforma da melhor qualidade, uma cidade melhor, sem vaidade ou interesse individual, entendendo que não dá para entregar o melhor se não estivermos juntos. União plena, e as divisas fazem grande diferença. Um prazer darmos esse passo ao lado do Gilvan. É um investimento importante, que valoriza esse ponto de encontro tão significativo para o Baeta Neves e região, levando esporte e lazer, principalmente aos jovens”, sustentou o prefeito Marcelo Lima.
Gilvan frisou que quem ganha com essa parceria são os moradores da região. “O Grande ABC não tem divisa, tem união. Estamos felizes em trabalhar nas divisas em conjunto, avançando cada vez mais em todas as áreas. Vai ficar para a história, um símbolo de que as cidades conseguem construir um futuro e melhorar a vida das pessoas. A relação com o Marcelo Lima tem sido muito boa, ele conseguiu unir os prefeitos da região, trazer a Capital. Tenho certeza que essa ligação vai perdurar por anos.”
Novo cenário
Os moradores do entorno demonstraram satisfação com o passo dado na área de lazer da região. O senhor José Carlos dos Santos é aposentado e mora há mais 50 anos na região. “Não víamos ninguém cuidando da praça há não sei quantos anos. Estava abandonada. Estou feliz que os prefeitos estão juntos e vão melhorar pra gente”, ressaltou.
Juliana de Souza, de 44 anos, contou que tem medo hoje de deixar os filhos brincarem no local – um de 7 e outro de 10 anos, que gostam de jogar futebol – e mantém expectativa da criação de um novo ambiente com essa reestruturação. “Para a gente que é morador, não faz diferença se é Santo André ou São Bernardo, pra gente é uma coisa só. Atualmente, tem muito mato, não tem cuidado. Não vejo a hora de ver a praça nova, reformada”, afirmou.
Homenagem
Inaugurada em 1998, a praça localizada em sua maior parte no Baeta Neves leva o nome do sociólogo e ativista dos direitos humanos Herbert José de Souza, o Betinho, criador do movimento Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida. Ele era irmão do cartunista Henfil e do músico Chico Mário.