O nome do município remonta à antiga vila de Santo André da Borda do Campo, que existiu no início do período colonial. Esse povoado foi fundado por João Ramalho, genro do chefe tupiniquim Tibiriçá, em algum momento entre a sua chegada à América, no início do século XVI e 1532.
No dia 8 de abril de 1553, o povoado em que vivia foi elevado ao estatuto de vila pelo então governador-geral do Brasil Tomé de Sousa. Em 1558, Ramalho passou a governar a vila como alcaide-mor.
Em 1560, devido aos conflitos com os povos indígenas da Confederação dos Tamoios, o governador-geral Mem de Sá ordenou a transferência da vila para os campos de Piratininga, onde, desde 1554, já se localizava o Colégio de São Paulo, erguido no atual Pátio do Colégio.
O povoado que viria a constituir a cidade de Santo André surge com a inauguração da estação ferroviária São Bernardo, da Estrada de Ferro São Paulo Railway (SPR) – a primeira estrada de ferro de São Paulo, atualmente Santos-Jundiaí, em 16 de fevereiro de 1867. Esta estação se situava na então Freguesia de São Bernardo, vinculada à cidade de São Paulo. Atualmente esta estação é denominada Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André.
Com a emancipação a Freguesia de São Bernardo em 1889, torna-se então no município de São Bernardo da Borda do Campo, que na época abrangia todo o atual território da Região do Grande ABC, que correspondia a Santo An-dré, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Ao longo dos anos, vários distritos foram criados no município de São Bernardo, os quais dariam origem a atuais cidades da região:
- em 1896 é criado o Distrito de Paz de Ribeirão Pires;
- em 1907, o Distrito de Paz de Paranapiacaba;
- em 1910, o Distrito de Paz de Santo André;
- em 1916, o Distrito de Paz de São Caetano;
- e em 1934 é criado o Distrito de Paz de Mauá.
Emancipação
O nome “Santo André” ressurge em 1910 através da Lei nº 1.222-A de 14/12/1910, que criou o Distrito de Paz de Santo André, abrangendo a porção nordeste do então município de São Bernardo, com sede no povoado da estação de São Bernardo (à época conhecido como “Bairro da Estação”) da “Estrada de Ferro Inglesa”, a São Paulo Railway.
Em 1938, o interventor federal Ademar de Barros determina, pelo Decreto nº 9 775 de 30/11/38, que o Distrito de Santo André passa a ser a sede do município, e não mais a vila de São Bernardo, o que se justificaria pela maior prosperidade do Distrito de Santo André, em virtude da proximidade com a ferrovia.
O próprio nome do município é alterado para Santo André e a antiga sede municipal passa a ser considerada como o Distrito de São Bernardo, que posteriormente reobtém sua autonomia, em 1944.
Sindicalismo
Principalmente na época de maior demanda das indústrias metalúrgicas e de componentes, o sindicalismo no ABC Paulista, em especial nas cidades de Santo André, e São Bernardo do Campo, marcou a história política brasileira entre as décadas de 1970 e 1980.