Cooperativas do Interior doam 10 toneladas de alimento à Mauá

Ação é fruto do PAA - Doação Simultânea, programa do governo federal que visa alavancar a agricultura familiar

A Secretaria de Segurança Alimentar, da Prefeitura de Mauá, recebeu na terça-feira (8), 10 toneladas de alimentos provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Ministério do Desenvolvimento Social. A carga veio de duas cooperativas situadas no Interior de São Paulo: a CooperAgua, de Sete Barras, a Coopasul, de Sumaré. Foram encaminhados para a cidade banana, abacate, berinjela, pimentão, batata, mandioca, goiaba, cenoura, limão, carambola, milho, entre outros alimentos cultivados por produtores das cidades do Interior.

Assim que os alimentos foram recebidos, a secretaria já iniciou o processo de análise e separação para destiná-los às 71 associações cadastradas que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social em Mauá. Serão contempladas 2.100 famílias.

“Esse programa é fantástico, pois financia a agricultura familiar e viabiliza o escoamento da produção. As famílias produzem já sabendo que vão vender. Ajuda na economia das cidades participantes e dá suporte para a gente suprir a vulnerabilidade alimentar que existe na nossa cidade. É uma ajuda mútua. Todos saem ganhando”, falou o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Hélio Tomaz Rocha.

PAA – o Programa de Aquisição de Alimentos é uma estratégia do Governo Federal, executado entre o Ministério de Desenvolvimento Social e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (através da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento), para promover a agricultura familiar, o desenvolvimento rural, a geração de renda e emprego, e a redução do êxodo rural.  Trata-se de uma política que compra alimentos da agricultura familiar para distribuir a quem mais precisa. Tem como objetivos: Garantir renda mínima aos agricultores, incentivar a produção de alimentos, ampliar o acesso à alimentação e combater a fome.

Os recursos são repassados diretamente do Ministério do Desenvolvimento Social aos produtores. Mauá, cadastrada no programa como parte interessada em receber os produtos, acabou sendo escolhida pelas próprias cooperativas como destino da carga.