A Prefeitura de São Bernardo deu mais um passo concreto para a modernização da gestão pública com o lançamento oficial, na quarta-feira (9), do novo Sistema de Gestão de Prestações de Contas, que visa facilitar, padronizar e dar mais segurança à prestação de contas por parte das organizações da sociedade civil (OSCs). A iniciativa foi apresentada em cerimônia realizada no auditório do Cenforpe, com a presença do prefeito Marcelo Lima, secretários municipais, servidores, representantes de entidades e demais autoridades.
A nova plataforma informatizada permitirá que as entidades que atuam em parceria com o município realizem todo o processo de prestação de contas de forma digital, com envio de documentos e relatórios financeiros diretamente pelo sistema. A medida busca reduzir a burocracia, aumentar a transparência e garantir maior controle na aplicação dos recursos públicos destinados a projetos sociais nas áreas de saúde, educação, cultura e assistência social. O projeto visa também ampliar as ações sustentáveis com uma considerável redução de papeis gastos na emissão e revisão dos gastos.
Durante o lançamento, o chefe do Executivo municipal destacou o protagonismo do terceiro setor em São Bernardo e o papel essencial das parcerias para ampliar o alcance das políticas públicas. “As organizações sociais são grandes aliadas do poder público. Elas atuam onde o Estado, muitas vezes, não consegue chegar com a agilidade que a população precisa. O terceiro setor é fundamental para garantir dignidade, cidadania e acesso a direitos. Por isso, sabemos que vocês chegam onde o poder público não chega. Queremos e precisamos trabalhar juntos, com confiança, transparência e compromisso com os recursos públicos. Esse sistema é um avanço necessário para fortalecer essa parceria e dar mais segurança para todos”, afirmou o prefeito.
O novo sistema também permite o monitoramento em tempo real por parte dos órgãos de controle e das secretarias responsáveis, aumentando a eficiência interna da administração pública e a fiscalização dos convênios. Segundo a secretária da Fazenda de São Bernardo, Tatiana Rebucci, o projeto foi desenvolvido com base nas principais demandas identificadas ao longo dos últimos anos e representa uma grande inovação na forma como o município trabalha com as parcerias. “A nova ferramenta representa uma mudança de paradigma na forma como acompanhamos as parcerias firmadas com o terceiro setor. Vamos garantir um processo mais seguro, rápido e com rastreabilidade total das informações. Isso significa mais eficiência para o município, mais tranquilidade para as entidades e, principalmente, mais responsabilidade com o dinheiro público.”
Investimento no futuro
Durante o evento, uma das parceiras apresentou o projeto: a GR São Bernardo. A instituição é referência estadual na formação esportiva e social de crianças e adolescentes por meio da ginástica rítmica. Criado em 2017, o projeto atende atualmente cerca de 680 jovens em seis bairros da cidade e conta com turmas de iniciação esportiva e equipe de competição que participa de campeonatos pela Federação Paulista e Confederação Brasileira de Ginástica.
A treinadora Larissa está há dois anos no projeto e destacou que o apoio da Prefeitura tem sido essencial para o desenvolvimento da iniciativa, que vai além do esporte e promove inclusão social, autoestima e disciplina.
Além disso, a treinadora reforçou que é fundamental que essas parcerias sigam pelo município. “Esse incentivo que recebemos da Prefeitura é o que viabiliza o nosso projeto: conseguimos manter os profissionais, comprar equipamentos, garantir a qualidade para as aulas. E, acima de tudo, dar a essas crianças e adolescentes uma oportunidade real de crescimento, dentro e fora das quadras. O novo sistema também vai facilitar muito a nossa rotina e reforçar a credibilidade do projeto”, destacou Larissa.
A Secretaria da Fazenda já iniciou os treinamentos e suporte técnico contínuo às OSCs parceiras, para garantir que todas possam utilizar a plataforma com segurança e facilidade. A nova ferramenta já está em operação e poderá ser acessada por todas as entidades com convênios vigentes com o município.