E provavelmente muito ainda precisa ser feito!
No último dia 10 chegamos aos tão esperados 100 dias dos novos – ou nem tão novos assim -, governos municipais. Seja na casa do Legislativo como no Executivo.
Nas Câmaras Municipais, apesar de muitos novos nomes aparecerem e ganharem as eleições, aparentemente nestes 100 dias pouco se mudou, continuando muito do famoso “mais do mesmo”. Mas, as mudanças que ocorreram até mesmo aquelas de posturas, tem dado o que falar. É grupo formado misturando membros da direita e da esquerda atrás do mesmo objetivo pra lá, é grupo perseguindo a oposição e ameaçando acolá, é grupo da união faz a força e seguimos em frente, é grupo do está tudo errado vamos mudar novamente, é vereador que conhece mais as cidades vizinhas que a própria onde foi eleito, e tantas coisas mais que aconteceram. Afinal, são 150 vereadores e vereadoras nas sete cidades da região.
Já prefeitos, são apenas sete. E apesar de muitos terem pegos grandes pepinos para resolver, parecem estar dando conta nos cargos em que ocuparam. Claro – e principalmente para os novos eleitos -, vão cometer deslizes, por vezes errar mais que acertar, e vão ter de lidar com a crítica principalmente neste primeiro ano, que é onde é preciso colocar a casa em ordem. Para os que deram continuidade em seus mandatos, é hora de acelerar fundo e fazer melhor do que foram os últimos quatro anos.
Regionalmente falando, talvez a melhor notícia dos 100 primeiros dias foi a união das sete cidades no Consórcio Intermunicipal, incluindo a Capital que foi convidada a participar e aceitou. Mesmo os prefeitos não tendo as ideologias e convicções similares e nem convivendo com as mesmas realidades em suas respectivas cidades, esta união provavelmente gerará bons frutos. Seja na obtenção de recursos, seja em suas divisas. Tudo para buscar auxiliar quem realmente mais precisa, que é a população, principalmente a que mais necessita. E não por apenas 100 dias.
E nós, enquanto imprensa, ficaremos de olho, fiscalizando e divulgando.
100 dias se foram, que os próximos sejam ainda melhores.
A direção