Prefeito Akira apresenta ações realizadas e planos para Rio Grande da Serra

Um ano em 100 dias. Assim começou a apresentação do prefeito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani, em coletiva nesta terça-feira (15), acompanhado da primeira dama, de sua vice e de todo secretariado do município.

Akira, que assumiu uma prefeitura endividada – aproximadamente R$ 66 milhões em números totais – e teve certa dificuldade em realizar a transição devido a falta de organização nos processos das secretarias e falta de informações, precisou – e ainda precisa -, realizar ações em conjunto com seu secretariado e com a Câmara Municipal, que segundo o próprio chefe do Executivo, “todos tem dialogado de igual para igual, para colocarem a casa em ordem”.

Nos primeiros 100 dias de administração, o foco principal foram os ajustes na área da saúde da cidade, demanda muito criticada pela população e que precisava de uma atenção especial, pois havia muito tempo na espera no atendimento e a cobertura vacinal não cobria todo o município, fazendo com que os munícipes se dirigissem à cidades vizinhas. Hoje, após três meses, o tempo médio de atendimento foi reduzido para aproximadamente uma hora e a cobertura vacinal que antes não chegava a 50% da população já atinge 90%.

Além do foco na saúde, a busca por recursos foi algo importante neste início de gestão. Para isso, o prefeito conta com recursos que virão de emendas parlamentares, aproximadamente R$ 18 milhões já foram conquistados até o momento, com a perspectiva de um aumento de até 20% até o final deste ano. Rio Grande da Serra também realizou solicitações para participar de projetos do PAC, entre eles a construção de uma nova creche, uma unidade do SAMU e a melhoria do asfalto da cidade.

Planejando o futuro, o município poderá contar nos próximos meses com o serviço de CEP, que auxiliará a população em diversas situações, como auxílio médico, entrega de correspondências e utilização dos serviços via aplicativos. Também, há o interesse em credenciar a cidade para o MIT (Município de Interesse Turístico), porém é algo que é visto com cautela, respeitando processos, e preparando passo a passo a cidade para esta importante conquista.

O prefeito e seu secretariado tem buscado criar processos que transcendam para as próximas administrações que virão para a cidade. “Enxergo uma Rio Grande da Serra totalmente diferente nos próximos quatro anos. Não comparo mandato, comparo números”, enfatizou o prefeito Akira Auriani.