Ação na Avenida Lions facilita acesso à via Anchieta para desafogar tráfego

Com o propósito de solucionar um impasse na mobilidade urbana da cidade, mais precisamente no Rudge Ramos, o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, anunciou conjunto de ações efetivas na Avenida Lions para ampliar e facilitar o acesso ao Km 16 da Rodovia Anchieta, visando desafogar o tráfego neste eixo. A intervenção busca recuperar esse ponto que se transformou em um dos principais desafios no trânsito da região, retomando a fluidez e assegurando maior segurança aos motoristas.

Entre as principais medidas, coordenadas pela Secretaria de Transporte e Mobilidade, estão a instalação de segregadores de faixas ao longo de 380 metros, impedindo que motoristas que seguem no sentido Diadema-Paulicéia/Taboão alterem repentinamente a rota para acessar a Rodovia Anchieta no último momento, além da implantação de uma faixa de acomodação à direita para possibilitar melhor conversão dos motoristas que desejam acessar à Anchieta.

O local enfrenta congestionamentos diários, em especial no trecho entre a Lions e a Anchieta, devido ao estreitamento do espaço de transição entre vias e à disputa de motoristas que seguem em direções diferentes. A situação tem causado impactos negativos tanto para quem precisa acessar a Anchieta quanto para quem segue em direção bairro Paulicéia e Diadema.

De acordo com a Secretaria, atualmente 76% dos veículos que passam pela Avenida Lions seguem em direção ao Corredor ABD e Av. 31 de Março, enquanto 24% acessam a Anchieta. Apesar do volume ser maior para Diadema/Taboão, é justamente o trajeto de menor fluxo – sentido São Paulo – que enfrenta os maiores gargalos, por conta de um projeto viário, que reduziu a distância de transição entre vias de 165 metros para apenas 48 metros.