Com apenas 15 clubes, começa amanhã a batalha na Segunda Divisão do Paulista

Daniel Alcarria

Daniel Alcarria

18 de Abril

Com a presença de 15 clubes, divididos em três grupos de cinco times em cada um deles, começa amanhã o Campeonato Paulista da Segunda Divisão Sub-23, que em tese é a quinta e última divisão do futebol profissional do Estado; os clubes representantes da região do ABC são o Grêmio Mauaense e o Mauá FC, ambos de Mauá e que compõem o Grupo ao lado de Ecus Suzano, Manthiqueira de Guaratinguetá e União de Mogi das Cruzes.

A principal novidade no regulamento da competição, que promove os dois clubes finalistas à Série A4 (quarta divisão) de 2026 foi a liberação do uso de três atletas com mais de 23 anos. A fórmula de disputa prevê os enfrentamentos, em turno e returno, dentro dos próprios grupos, classificando os dois primeiros de cada grupo, mais os dois melhores terceiros. Os oito clubes remanescentes serão divididos em duas chaves de quatro times, avançando os dois melhores de cada à semifinal. Os vencedores na semifinal garantem o acesso e o direito de disputar o título.

O Grêmio Esportivo Mauaense realizou boa pré-temporada com a realização de jogos-treino contra grandes equipes do futebol paulista e brasileiro, como São Paulo e Palmeiras; expectativa dos mauaenses é buscar o acesso que não vem desde 2003, quando conquistou o título da Série B1-A, equivalente ao quarto nível do futebol profissional de São Paulo. Foto: Divulgação

Grêmio Mauaense e Mauá FC

Um dos mais tradicionais participantes da Bezinha é o Grêmio Mauaense, que busca um acesso após 22 anos de sua última conquista, em 2003. Para isso, o clube hoje dirigido pelo ex-jogador Reinado Rodrigues ‘Feijão’ realizou uma reformulação total no elenco, que este ano será comandado pelo técnico Fred Freitas (ex-União Suzano, EC São Bernardo e Atlético Mogi). Para se ter uma ideia, nenhum atleta remanescente da temporada passada permaneceu no elenco.

A expectativa é grande no clube, uma vez que a Locomotiva do ABC realizou boa pré-temporada em jogos preparatórios contra grandes equipes como São Paulo FC, Palmeiras, Água Santa e Flamengo de Guarulhos. Segundo os dirigentes e o próprio treinador, todos os clubes sonham e querem o acesso, não sendo diferente com o mais antigo representante da cidade no torneio. O Grêmio Mauaense joga amanhã (19), a partir das 15h no estádio Francisco Ribeiro Nogueira, em Mogi das Cruzes contra o União FC.

Por sua vez, o Mauá Futebol Clube será comandado pelo técnico Thiago Constância, ex-Água Santa e Portuguesa de Desportos e que retornou ao clube após breve passagem em 2023. Na montagem da equipe dos sócios Vagner Tegi e Betinho Dragões (o Mauá é um clube empresa), estão sendo utilizados em sua base atletas do Sub-20, com apenas um remanescente da temporada 2024.

A pré-temporada do Índio de Mauá foi realizada entre os meses de fevereiro e abril, com três amistosos (Nacional, EC São Bernardo e EC Santo André), sendo conquistadas duas vitórias e um empate. Assim como o Grêmio, a expectativa dos dirigentes do aurinegro na disputa é a luta pelo acesso e o título da Bezinha. A estreia do Mauá FC, neste sábado (19) será em casa, contra o Manthiqueira, às 15hs.