Projeto de reforma da Unidade de Saúde da Vila Helena é ampliado em Santo André

Quase cinquentenário, equipamento será completamente reestruturado e modernizado no padrão Qualisaúde

Um dos prédios mais simbólicos do bairro, a Unidade de Saúde da Vila Helena, em Santo André, vai ser devolvida à população ainda mais renovada. O equipamento, que já se encontrava em obras, passou uma ampliação no projeto inicial e receberá intervenções mais abrangentes, possibilitando inclusive ampliação da capacidade de atendimento aos munícipes.

Inaugurado há 49 anos pelo então prefeito e engenheiro Antônio Pezzolo, a unidade terá novos consultórios (cinco, sendo um de ginecologia), sala de odontologia, salas de expurgo, esterilização, farmácia, vacina, posto de enfermagem, coleta/medicação, sala de grupo, administração e jardim de inverno, entre outras estruturas.

“Essa é uma unidade de 1976, por isso agora está passando por obra completamente estrutural. Temos que fazer praticamente toda a infraestrutura. Será totalmente modernizada, revitalizada, para se adequar ao Programa Qualisaúde”, ressaltou o prefeito Gilvan Junior, que vistoriou as obras no local.

Desde 2017, o programa Qualisaúde já contemplou 61 equipamentos da rede municipal andreense, proporcionando melhorias estruturais e no atendimento à população de Santo André.

Entre as intervenções a serem realizadas na Unidade de Saúde da Vila Helena estão serviços de manutenção, correções, reparações, adaptações e modificações para fins de melhorias do equipamento, com instalação de novas portas, janelas, execução de forro e caixilharia, instalação de pisos, parte elétrica, hidráulica e pintura em geral, paisagismo da parte externa, nova entrada, toda a parte de tecnologia e computação, entre outras benfeitorias, deixando a unidade similar a outras entregues nos últimos anos.

A Unidade de Saúde da Vila Helena tem uma área de abrangência que inclui os bairros Vila Vitória; Jardim Silveira; Vila Alzira; Vila Pires; Vila Helena; Vila Cecília Maria; Vila Junqueira; Vila Vitória; Jardim do Estádio; Vila Marina; Jardim Ipanema; Casa Branca; Vila Tibiriçá; e parte da Vila Linda. Atualmente, conta com 22.536 prontuários individuais ativos, com aproximadamente 45 mil atendimentos anuais (média de 3,7 mil atendimentos mensais).

O equipamento presta serviços de consulta de enfermagem, consulta clínica, consulta de pediatria e puericultura, consulta de ginecologia e obstetrícia, coleta de material para exames laboratoriais, realização de curativos, realização de eletrocardiograma, realização de grupos de tabagismo, hipertensão, diabetes, obesidade, saúde mental, gestantes e planejamento familiar, acolhimento de enfermagem, e ainda aplica vacinas e testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite.