Morreu nesta segunda-feira (21) em Roma, às 2h35 (horário de Brasília), 7h35 pelo horário local, o papa Francisco. Ele tinha 88 anos. A informação foi divulgada pelo Vaticano, que informou que o pontífice sofreu um AVC e insuficiência cardíaca.
“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja”, informou o comunicado do Vaticano.
A saúde do papa se tornou frágil nos últimos anos, especialmente em decorrência de crises prolongadas de bronquite. Na juventude, Francisco teve parte de um pulmão removido.
A locomoção do pontífice também estava limitada devido a dores no joelho. Ele ainda enfrentava problemas abdominais causados por uma diverticulite.
Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, em 17 de dezembro de 1936. Filho de imigrantes italianos, formou-se técnico em química, mas escolheu o sacerdócio. Aos 19 anos, entrou no noviciado da Companhia de Jesus.
