Leo Araújo

Bairro Cata Preta, em Santo André, ganha mural de artista da cidade

Painel do artista Leo Araújo, o Neguim, leva cor à comunidade sem deixar de questionar as feridas sociais comuns das periferias

Encravado no Bairro Cata Preta, em Santo André, o Núcleo Eucaliptos está mais colorido desde o último 8 de abril, data em que a cidade completou 472 anos de fundação. Um mural com seis metros de altura por 10 de largura se transformou em uma grande obra de arte a céu aberto com as cores e os traços de Leo Araújo, 39 anos, ou Neguim, como é conhecido no meio do grafite.

Batizada como “MaizUn”, a obra é um retrato dos sonhos e da realidade triste de parte dos meninos que vivem em comunidades pobres por todo o Brasil. Em destaque, um garoto negro, com cabelo tingido, usando uma camiseta da selação brasileira de futebol. O sonho de ser um jogador de sucesso se choca com as dificuldades e faltas de oportunidades que, muitas vezes, empurram esses jovens para caminhos sem volta.

O painel é um presente do artista à comunidade e foi pintado na parede externa da ONG Cultura Familiar do Eucaliptos, espaço comunitário onde está instalada a Biblioteca do Eucaliptos, implantada pela Rede Beija-Flor de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André. Foi a equipe da Rede Beija-Flor que convidou Neguim para conhecer o local e deixar um pouco de sua arte na comunidade.

“Quando conheci o pessoal da biblioteca, conversamos sobre histórias desses oito anos de trabalho que a Rede Beija-Flor tem na comunidade. A que mais me tocou foi a de um garoto de 15 anos que foi assassinado”, conta. “Procurei criar algo lúdico e esperançoso, mas que também retratasse a crueldade de uma forma reflexiva”.

Fabiana Souza, geógrafa e integrante da Rede Beija-Flor, conta que convidou o artista para conhecer o espaço e fazer o grafite “por sua atuação potente como fazedor de cultura periférica em Santo André, além de sua conexão profunda com os territórios. O mural nasce como gesto de afeto e devolutiva simbólica, um presente do artista à comunidade”.

Para a execução da obra, Neguim contou com o auxílio de Raphael Soares e Lucas Gazito, além de crianças da comunidade que quiseram participar.

“Acredito que a arte não é privilégio. A arte tem que estar onde possa ser, além de decorativa, útil e que faça parte das histórias das pessoas que tiverem contato com ela”, finaliza o artista.

O painel grafitado por Neguim está localizado na Rua do Eucalipto, 42, Cata Preta, Santo André.

Conheça mais do trabalho de Leo Araújo em www.instagram.com/_neguim.