16º Dia Nacional do Graffiti acontece neste domingo em Mauá

Coletivo Dutosca promove evento que leva arte e cultura nas comunidades da região metropolitana

Neste domingo (27) o coletivo Dutosca promove a 16ª Edição do “Dia Nacional do Graffiti”, com atividades que irão levar arte e música para os moradores de Mauá e região metropolitana de São Paulo.

O evento ocorrerá das 9h às 17h no Parque da Juventude (Rua Francisco Ortega Escobar, Vila Noêmia, em Mauá), e é gratuito.

Desde 2006, o Dutosca – coletivo formado por artistas que tocam projetos sociais para moradores de comunidades na região metropolitana -, oferece atividades práticas, que colocam crianças, jovens e adultos como protagonistas do graffiti, transformando muros em arte de rua.

Idealizadores da iniciativa, o casal UDR e Lela Graffiti entendem que a arte e a cultura, onde os próprios moradores se expressam por meio das cores e das tintas, são essenciais não só para a construção de identidades e valores individuais, mas também do coletivo como um todo.

“Fazemos esse trabalho há mais de 20 anos. Somos negros e periféricos, origem humilde, e sabemos das consequências de uma educação deficiente de arte. Possibilitando que as pessoas se expressem por meio do graffiti, pensamos em contribuir com a ampliação da visão de mundo de toda uma comunidade por meio da cultura”, dizem UDR e Lela.

O Dia do Graffiti é lei no município de Mauá desde o ano de 2012 a ajuda a dar visibilidade à “expressão da quebrada” por meio do coletivo Dutosca, um grupo autônomo que arregaça as mangas para fazer seus eventos de forma colaborativa.

Neste ano de 2025, o grupo foi contemplado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e contará com uma programação que vai da revitalização de painéis de graffiti, exposição coletiva de materiais e música, do universo do Hip Hop. Diversos artistas, amigos do Dutosca, estarão presentes contribuindo com seus talentos.

Conheça mais sobre o trabalho do coletivo no Instagram em @dutosca.