Banco de Sangue de Santo André alerta para estoque crítico de O negativo

GSH Banco de Sangue de Santo André faz um alerta para que pessoas do tipo O- compareçam ao local em caráter de urgência e façam a sua doação de sangue

O GSH Banco de Sangue de Santo André está enfrentando uma situação crítica, com os estoques de sangue tipo O- 35% abaixo do ideal. Atualmente, o estoque é suficiente para atender a uma demanda de apenas 13 dias, enquanto uma margem mais segura seria de 20 dias.

Nesse contexto, a instituição faz um apelo urgente à população para que doe sangue e ajude a reverter esse quadro preocupante. A falta desse hemocomponente essencial pode comprometer cirurgias e procedimentos de emergência.

O sangue O negativo é conhecido como o ‘doador universal’, pois pode ser transfundido em pacientes de todos os tipos sanguíneos em casos de emergência, quando não há tempo para realizar testes de compatibilidade. Essa característica o torna indispensável em hospitais, onde sua disponibilidade pode significar a diferença entre a vida e a morte.

“Estamos diante de um cenário extremamente preocupante. A escassez de sangue O- compromete nossa capacidade de resposta em estados de emergência, como acidentes graves, hemorragias e cirurgias de urgência”, alerta Dr. Leandro Felipe Figueiredo Dalmazzo, vice-presidente médico do Grupo GSH.

De acordo com a instituição, a situação se agravou devido ao acúmulo de feriados prolongados, que, historicamente, resultam em uma queda nas doações de sangue. Com a proximidade do feriado de 1º de maio, a preocupação é que os estoques fiquem ainda mais comprometidos.

“Pacientes em estado crítico dependem desse sangue para sobreviver. Cada doação é um ato de solidariedade que pode salvar vidas e garantir que procedimentos cirúrgicos essenciais não sejam interrompidos”, ressalta Dr. Leandro.

O GSH Banco de Sangue de Santo André convoca a população a comparecer à unidade e fazer a sua parte, na Av. Dom Pedro II, 877, Jardim (Próximo ao Parque Celso Daniel), com estacionamento no local. O funcionamento é de segunda a sábado, das 7h às 12h (estará fechada neste feriado de 1º. de maio).

Doar sangue é um ato rápido, seguro e que pode salvar até quatro vidas. Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente, observando os requisitos abaixo.

Requisitos básicos para doação de sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Pesar a partir de 50 kg;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas.
  • Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
  • Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina
  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
  • Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.

Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Serviço:

GSH Banco de Sangue de Santo André
Endereço: Av. Dom Pedro II, 877, Jardim (Próximo ao Parque Celso Daniel) – possui estacionamento no local.
Telefones: (11) 4434-8200 | (11) 96910-2488
Atendimento: de segunda a sábado, das 7h às 12h