Diversos erros são recorrentes nas declarações do Imposto de Renda e podem acarretar desde simples notificações até penalidades severas para o contribuinte. Dependendo da falha cometida, ele pode enfrentar restrições para realizar operações financeiras essenciais, como abrir ou movimentar contas bancárias, solicitar um novo cartão de crédito ou até mesmo efetuar transações via PIX.
Além disso, problemas na declaração podem interferir em outras áreas da vida do cidadão, dificultando, por exemplo, a obtenção ou renovação do passaporte, a posse em cargos públicos após aprovação em concurso e até o recebimento de benefícios como aposentadoria ou seguro-desemprego.
Em situações mais críticas, essas irregularidades podem inviabilizar transações imobiliárias, como compra e venda de bens, e, em casos extremos, levar ao cancelamento do CPF e à responsabilização criminal por sonegação fiscal.
A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (US CS), por meio do seu Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), prestará até o dia 23 de junho, a, de forma gratuita e aberta a comunidade, o auxílio ao preenchimento do imposto de renda.
O serviço é desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino superior. O agendamento deve ser feito pelo e-mail naf@online.uscs.edu.br.
Lembrando que o prazo final de envio das declarações à Receita Federal é o dia 30/5.
O serviço (agendado) ocorre de forma presencial na sala do NAF, localizada no campus Barcelona, às segundas-feiras, das 15h às 18h, quartas-feiras, das 15h30 às 18h30 e quintas-feiras, das 18h às 21h.
Por Hélio Alves da Silva, gestor do curso de CiêNcias Contábeis da USCS e Coordenador do NAF