Akira Auriani conversa sobre as prioridades de sua gestão

Nesta semana especial para Rio Grande da Serra, que completa seus 61 anos, entrevistamos o prefeito Akira Auriani, e sua vice, Vilma Marcelino, que nos contaram sobre os desafios, as perspectivas e planos para o município, nessa sua primeira gestão a frente da prefeitura municipal. Confira na íntegra:

Imprensa ABC – Quais prioridades devem ser estabelecidas para cobrir o rombo no caixa da prefeitura deixado pela antiga administração?

Akira Auriani – A recuperação financeira do município é uma prioridade absoluta da nossa gestão. Para enfrentar o déficit deixado pela administração anterior, adotaremos uma política rigorosa de controle e racionalização das despesas públicas. Estamos implementando medidas de redução de custos em todos os setores administrativos, incluindo a renegociação de contratos com fornecedores de serviços e a revisão no uso de materiais de consumo, assegurando eficiência e responsabilidade no uso dos recursos públicos.

Nosso compromisso é garantir que essas ações de contenção financeira sejam realizadas com critério, mantendo a qualidade dos serviços essenciais prestados à população. Paralelamente, buscaremos alternativas para aumentar a arrecadação municipal, promovendo equilíbrio fiscal e criando condições para retomar o crescimento e o investimento em áreas prioritárias.

Imprensa ABC – Na saúde quais obras e profissionais ainda faltam na cidade para melhorar a qualidade do atendimento à população?

Akira Auriani – Na área da saúde, reconhecemos os desafios ainda existentes e estamos trabalhando para superá-los, garantindo um atendimento cada vez mais digno e de qualidade para a nossa população. Entre as principais necessidades que identificamos, estão:

Obras prioritárias:

  • Construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), como no bairro Vila São João, onde atualmente funcionamos em um imóvel alugado e inadequado.
  • Ampliação e reforma das unidades já existentes para aumentar a capacidade de atendimento e oferecer mais conforto aos usuários.
  • Reforma da UPA, com foco na melhoria do acolhimento aos pacientes.
    Profissionais necessários:
  • Incremento do número de psicólogos para atuar na atenção básica e saúde mental.
  • Contratação de agentes comunitários de saúde para áreas descobertas, visando ampliar a cobertura do Programa Saúde da Família (PSF), que atualmente conta com 9 equipes de estratégia.
    Todas essas ações estão sendo planejadas com responsabilidade, priorizando investimentos e soluções que garantam melhorias concretas na saúde do nosso município. Seguimos firmes no propósito de transformar o setor e oferecer o cuidado que cada cidadão merece.

Imprensa ABC – Quais ações o Sr. pretende iniciar para melhorar a arrecadação do município?

Akira Auriani – A melhoria da arrecadação municipal é uma prioridade da nossa gestão, e estamos empenhados em adotar ações que impulsionem o desenvolvimento econômico de forma sustentável e responsável. Um dos nossos objetivos é atrair novos investidores para a cidade, garantindo que todo o processo seja realizado sem causar impactos negativos ao meio ambiente. Esse avanço na movimentação econômica local permitirá o aumento das contrapartidas estaduais e federais, além de fortalecer a arrecadação de tributos como o ISS municipal, entre outros.

Adicionalmente, estamos focados em recuperar a dívida ativa do município, promovendo o Programa “Fique em Dia” (Refis), que estará em vigor até dezembro de 2025. Essa iniciativa busca facilitar a regularização das pendências tributárias dos contribuintes, contribuindo diretamente para a elevação dos recursos disponíveis, permitindo novos investimentos em áreas estratégicas para a cidade

Imprensa ABC – A segurança pública é problemática em toda região. Para os próximos 4 anos melhorar o contingente de PMs e GCMs é prioridade?

Akira Auriani – A segurança pública é, sem dúvida, uma questão desafiadora que afeta toda a nossa região. Reconhecemos as dificuldades enfrentadas em nível estadual, mas estamos empenhados em implementar soluções efetivas para o município nos próximos anos.

Estamos trabalhando em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, unindo forças entre as Guardas Municipais das sete cidades da região para realizar operações mensais focadas no combate ao tráfico de drogas, furtos e roubos. Além disso, a administração está conduzindo estudos que visam a implantação de tecnologias avançadas de monitoramento, como sistemas de câmeras, e melhoria na comunicação através de uma rede de rádio integrada.

Outra prioridade é a ampliação do efetivo da Guarda Civil Municipal. Para isso, estamos analisando a viabilidade de realizar concurso público que permita fortalecer ainda mais a segurança na cidade. Paralelamente, temos mantido um diálogo constante com o comando da Polícia Militar da nossa região, o 30° BPM/M, com o objetivo de ampliar o contingente policial disponível para nossa cidade e realizar operações conjuntas com diferentes departamentos da PM.

Nosso objetivo é reduzir os índices de criminalidade que têm apresentado aumento no primeiro trimestre de 2025. Com trabalho em equipe e estratégias direcionadas, estamos comprometidos em proporcionar mais segurança e tranquilidade para todos os cidadãos de nossa cidade.

Imprensa ABC – A gestão climática é um assunto necessário e que é pauta de seu governo. Quais ações já estão em execução? E quais pretende iniciar?

Akira Auriani – A pauta da gestão climática é urgente, sendo incorporada em nossa agenda transversal de trabalho, onde atuaremos em várias frentes, como: conscientização e sensibilização de educação climática, com ações envolvendo a comunidade e a rede de educação; na agenda de governo, ações estruturantes que envolvem as secretarias tem sido pensadas e desenvolvidas, como a gestão de energia, água e resíduos; Com a realização da conferência da cidade, iremos ampliar o diálogo com a população, realizando oficinas de escutas em vários eixos; Após o lançamento do Observatório do Clima, iniciamos a coleta de dados, pensando no próximo passo – que será pensar na adaptação climática e posteriormente em ações de mitigação, além disso, será formada a Comissão dos ODS/ONU, de forma que, unificaremos as agendas, garantindo maior eficiência nos processos e resultados.

Imprensa ABC – O senhor tem dialogado com os Governos Federal e Estadual em busca de verbas, emendas e novos projetos. Quais pastas tem mais prioridade de investimentos neste momento?

Akira Auriani – Sim, temos dialogado ativamente com os Governos Federal e Estadual, buscando constantemente verbas, emendas parlamentares e novos projetos para fortalecer Rio Grande da Serra. As áreas prioritárias neste momento são Saúde, Educação, Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico. Precisamos ampliar o acesso aos serviços de saúde, modernizar nossas escolas, investir em obras de infraestrutura para melhorar a mobilidade e impulsionar a geração de empregos e renda para a nossa população. Nosso objetivo é garantir avanços concretos que transformem a qualidade de vida da nossa cidade.

Imprensa ABC – Como está o andamento do processo para transformação de RGS em município de interesse turístico?

Akira Auriani – O processo de transformação de Rio Grande da Serra em Município de Interesse Turístico (MIT) está avançando significativamente. Desde o início do pleito, realizamos uma reformulação na parte técnica e adicionamos documentação que estava pendente. Um destaque é o inventário turístico, que passou de 2 hospedagens cadastradas no plano diretor, quando assumimos, para um total de 17 hospedagens atualmente, todas devidamente anexadas com fotos e informações completas sobre suas ofertas.

Além disso, elaboramos uma lista com 101 projetos voltados para o desenvolvimento do turismo na cidade, dos quais alguns já estão em andamento. Reestruturamos o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que agora conta com 25 novos membros, incluindo um Grupo de Trabalho (GT) dedicado ao ecoturismo, formado por profissionais que atuam na área da pedreira.

O processo encontra-se em sua etapa final, sendo preparado para envio à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). Com essas ações, reforçamos nosso compromisso de valorizar o potencial turístico de Rio Grande da Serra e gerar novas oportunidades para o desenvolvimento econômico e social do município.

Imprensa ABC – Como o Sr. vê a chegada da Prefeitura de São Paulo ao Consórcio e quais as políticas que devem ser avançadas com a entrada do oitavo membro?

Akira Auriani – É extremamente positiva. Fortalece a representatividade da nossa região e amplia nossa capacidade de articulação política e técnica, especialmente na busca por investimentos estratégicos. Com essa nova composição, devemos avançar em políticas regionais de mobilidade urbana, segurança pública, saúde, meio ambiente e desenvolvimento econômico integrado. A união dos oito municípios nos torna ainda mais fortes para enfrentar desafios e construir soluções conjuntas para toda a população.

Imprensa ABC – Deixe uma mensagem para a população de Rio Grande da Serra nestes 61 anos da cidade.

Akira Auriani – Quero reafirmar meu compromisso com cada morador de Rio Grande da Serra. Estamos trabalhando com seriedade, responsabilidade e muita dedicação para construir uma cidade melhor para todos. Cada conquista até aqui é fruto de muito diálogo, planejamento e união de esforços. Seguiremos avançando, ouvindo a população, buscando novos investimentos e garantindo que Rio Grande da Serra siga no caminho do desenvolvimento, do cuidado com as pessoas e do respeito com o dinheiro público. A cidade está mudando e juntos vamos fazer muito mais!