Vilma Marcelino: “Mais que vice-prefeita, desempenho funções cruciais na governança”

Nesta semana especial para Rio Grande da Serra, que completa seus 61 anos, entrevistamos o prefeito Akira Auriani, e sua vice, Vilma Marcelino, que nos contaram sobre os desafios, as perspectivas e planos para o município, nessa sua primeira gestão a frente da prefeitura municipal. Confira na íntegra:

Imprensa ABC – Vice-prefeita, após eleita junto com o prefeito Akira, quais as principais metas que a senhora estabeleceu para realizar este ano?

Vilma Marcelino – Nessa gestão trouxemos uma perspectiva diferenciada para o cargo de vice-prefeita, não assumi uma secretaria específica, mas desempenho funções cruciais na governança da cidade, não apenas na ausência do prefeito, mas também em ações específicas como:

  • Trabalhar a transversalidade das políticas públicas, articulando e integrando ações necessárias para a promoção dos direitos humanos e sociais em diversas atividades governamentais.
  • Articular o relacionamento entre o poder público e a sociedade civil, fortalecendo os conselhos municipais e atuando como ponte entre o governo e a comunidade local.
    Além disso, tenho liderado a organização de ações integradas entre o governo e a sociedade civil. Algumas das iniciativas desenvolvidas no início do mandato incluem:
  • Programa Fique Bem Funcionário Público, Palestras sobre saúde mental voltadas aos funcionários públicos, Fórum para as mulheres com lançamento do Programa Mulheres Riograndense e neste mês de abril ações sobre o Transtorno do Espectro Autista, envolvendo palestras, cuidados com as famílias e capacitação para os funcionários.

Imprensa ABC – A senhora ocupa um cargo de liderança onde precisa lidar com diversas decisões todos os dias. Sendo mulher e negra, como tem sido lidar com estas responsabilidades? Ainda mais quando sabemos que existem muitas barreiras e preconceitos por uma parte significativa das pessoas.

Vilma Marcelino – Tem sido gratificante estar no desempenho desse papel, porém desafiador, no serviço público demanda habilidades específicas para lidar com a administração e também o relacionamento político com os pares e com a população. Tenho consciência dos preconceitos de gênero e raça e já passei por alguns episódios, porém me considero uma pessoa resiliente e não paro nos problemas, procuro transformá-los em oportunidades.

Imprensa ABC – Neste ano começaram a acontecer encontros dos vice-prefeitos aqui da região do ABC. O que a senhora acha desse movimento? Alguma pauta teve avanço expressivo?

Vilma Marcelino – Esses encontros têm sido algo inovador e pioneiro na região, considerando que na maioria das vezes os vices ocupam apenas um papel figurativo, essa unidade tem mostrado que também somos protagonistas da história da nossa região. Temos compartilhado e trocado nossas experiênicias, e estamos nos organizando para um reunião no consórcio municipal.

Imprensa ABC – Deixe uma mensagem para a população de Rio Grande da Serra nestes 61 anos da cidade.

Vilma Marcelino – Parabéns Rio Grande da Serra, por esses 61 anos de emancipação política, cidade que amo e que tem um potencial imenso para sair de um SER a um DEVER SER. Vamos com muito afinco e empenho trabalhar para que a nossa querida cidade cresça e alcance o ponto mais alto do seu potencial, valorizando suas riquezas naturais, culturais e acima de tudo o povo querido que aqui habita!
Rio Grande da Serra, cidade que cuida e preserva!