Programa SBC que Flui prepara série de ajustes e ações no trânsito da cidade

Iniciativa da Prefeitura prevê intervenções estratégicas em vias com alto volume de tráfego; primeira etapa será ajuste na Rua Kara, região central da cidade

Com a meta de melhorar a fluidez do trânsito, reduzir conflitos viários e garantir mais segurança para motoristas e pedestres, a Prefeitura de São Bernardo lançou um novo programa de reestruturação viária: o SBC que Flui. A iniciativa integra um conjunto de ações de mobilidade urbana, com foco em intervenções pontuais e estratégicas que visam reorganizar o tráfego em diversas vias do município.

O programa chega como resposta ao crescimento populacional e ao consequente aumento da frota de veículos na cidade. Entre as medidas previstas, estão mudanças de sentido em ruas sobrecarregadas, criação de retornos, acessos e binários, com atenção especial aos corredores viários que conectam bairros importantes e regiões comerciais.

A primeira etapa do programa entrou em andamento e contempla sete importantes pontos de readequação no tráfego urbano que serão realizados nas próximas semanas. De imediato, o projeto vai intervir na Rua Kara, no Centro, que passa a ter mão única em toda sua extensão, no sentido Avenida Senador Vergueiro. A alteração busca eliminar o conflito no trecho entre as ruas Mediterrâneo e Ricardo Batista Gerbelli, reduzindo o congestionamento em um cruzamento que chega a receber cerca de 600 veículos nos horários de pico.

Com a mudança, os motoristas passarão a ter uma rota orientada pela Senador Vergueiro, com acesso facilitado à Rua Continental, o que garante mais fluidez e melhora o acesso à Rua Aldino Pinotti e às saídas para Santo André, evitando a sobrecarga da região do Paço Municipal. A nova sinalização será implantada nos próximos dias com a orientação, e a alteração oficial entrará em vigor em 15 de maio. 

“O SBC que Flui terá um olhar técnico feito com muitos estudos, pensando em quem vive, trabalha ou circula diariamente por São Bernardo. Nosso compromisso é com um trânsito mais seguro, inteligente e eficiente, respeitando a dinâmica de cada região e ouvindo a população. É uma transformação que vai se espalhar pela cidade para uma São Bernardo cada vez mais pra frente”, afirmou o prefeito Marcelo Lima.

Pacote

Além da Rua Kara, outras seis intervenções serão executadas nesta primeira fase:

• Estrada da Cama Patente: liberação de retorno no sentido bairro;

• Avenida Senador Ricardo Batista: retorno no sentido bairro;

• Viaduto Mamãe Clory: abertura do retorno inferior;

• Avenida Robert Kennedy: criação de retorno na Rua Batuíra;

• Rua Eugênio Aronchi: alteração de sentido de direção;

• Binário entre a Rua dos Cravos e Rua Santa Rita: nova abertura na Avenida João Firmino.

Segundo o secretário de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura de São Bernardo, Francisco Carone, a proposta do programa é trabalhar com agilidade e planejamento para gerar impactos positivos no dia a dia da população. “Estamos enfrentando o desafio da mobilidade com planejamento técnico e foco na eficiência. As intervenções do SBC que Flui serão estudadas com base em dados de tráfego, análises de fluidez e demandas da população. Não se trata apenas de mudar sentidos de vias, mas de criar uma nova lógica de circulação que privilegia a segurança e a funcionalidade”, pontuou.

O secretário destacou ainda que novas intervenções já estão em fase de estudo e levantamento. “A primeira etapa está em curso e os resultados vão nos orientar na ampliação do programa. O SBC que Flui é uma política pública contínua, que vai evoluindo conforme a cidade cresce e apresenta novas necessidades”, completou Carone.