20ª edição da Convenção das Bruxas e Magos de Paranapiacaba começa nesta sexta-feira

Evento terá cerca de 600 atividades em dois finais de semana de maio

Paranapiacaba se prepara para receber mais uma Convenção das Bruxas e Magos, que este ano completa 20 edições com o tema Bruxaria & Mitologia Brasileira. A novidade desta temporada é que o evento será realizado pela Associação Brasileira de Bruxaria com apoio da Subprefeitura de Paranapiacaba e Parque Andreense, em dois finais de semana, nos dias 16, 17, 18, 24 e 25 de maio.

Segundo a fundadora da Bruxaria Natural e da Universidade Livre Holística, escritora e organizadora, Tânia Gori, a proposta é “reunir pessoas interessadas em espiritualidade e magia para compartilhar conhecimentos e experiências, bem como desmistificar os conceitos da bruxaria”. O encontro terá a colaboração de 500 profissionais.

A abertura está marcada para sexta-feira (16), às 20h, com a Procissão aos Encantados Brasileiros e a Santa Sarah, tendo como ponto de concentração o Locobreque.

Durante os cinco dias estão programadas cerca de 600 atividades na parte baixa da Vila.

Classificada como o maior evento esotérico da América Latina, a convenção contará com opções diversificadas para todas as faixas etárias, tais como apresentação especial de dança cigana para receber o trem turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ambulatório de terapias, reequilíbrio da montanha, constelação familiar, cartomancia, danças, astrologia, shows, mesas de diálogos, rituais, oficinas, confecção de bonecas ancestrais, palestras e nutrição energética.

Para algumas atividades é preciso apresentar o By Pass, um cartão de acesso que pode ser adquirido antecipadamente.

“A Convenção das Bruxas e Magos é o segundo maior evento em termos de público na Vila, ficando atrás somente do Festival de Inverno. No ano passado participaram mais de 40 mil pessoas em um único final de semana”, lembra o subprefeito de Paranapiacaba e Parque Andreense, Fabio Picarelli.

O evento sempre foi realizado na Vila para aproveitar o clima místico que ela proporciona aos visitantes. A primeira edição ocorreu em maio de 2003, mês em que a lua cheia está no signo de Touro, que favorece o amor e a harmonia entre as pessoas. É também o período em que Siddartha Gautama, aos 35 anos, tornou-se Buda numa noite de lua cheia.

Quem comparecer pode colaborar com um quilo de alimento não perecível. Toda arrecadação será destinada para o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Santo André.

Mais informações, incluindo a programação completa, estão disponíveis no site www.convencaodebruxas.com.br.

Transporte

Para chegar a Paranapiacaba de carro, basta seguir pela Rodovia Anchieta até o km 29, entrar na Estrada Velha de Santos (SP-148) até o km 33 e pegar a Rodovia Índio Tibiriçá até o km 45,5. Dali, o motorista deverá seguir pela SP-122 até a parte alta da Vila.

Se o visitante preferir o transporte público, duas linhas intermunicipais da Next Mobilidade atendem a região. A linha 040 sai do Terminal Santo André Leste, com tempo de trajeto de aproximadamente 1 hora e 25 minutos. A linha 424 sai da estação Rio Grande da Serra da linha 10-Turquesa CPTM e trajeto de 20 minutos.