Novo mamógrafo de Diadema amplia capacidade de exames

Equipamento digital permite realização de até 1.500 mamografias mensais para a população; exame identifica lesões do tecido mamário em estágios iniciais

Diadema já conta com um novo aparelho digital de mamografia, que vai disponibilizar até 1.500 procedimentos mensais para as moradoras do município, no Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde. A quantidade é mais que o dobro do que era atendido pelo equipamento antigo (700 exames por mês).

“Com esse avanço, vamos diminuir o tempo entre a solicitação e a realização do exame, permitindo um monitoramento da saúde ou o diagnóstico precoce do câncer de mama ou outra alteração, o que impacta positivamente no prognóstico da doença e na qualidade de vida da paciente”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos do Nascimento.

O mamógrafo vai permitir o agendamento de até 60 exames por dia de atendimento. A empresa contratada para ofertar as mamografias fez a substituição do antigo por um equipamento com tecnologia de ponta e será responsável pela equipe de atendimento. “O anterior não comportava a realização de grande quantidade de exames, pois sobrecarregava o aparelho e quebrava com frequência. Agora, é possível disponibilizar o exame para a população e atender a demanda de forma contínua”, complementa o secretário adjunto, Gustavo Tomaz.

Exame

Capaz de identificar lesões do tecido mamário nos estágios iniciais, o que aumenta as chances de cura, a mamografia é recomendada como rotina de prevenção e rastreamento para mulheres a partir de 40 anos de idade ou de acordo com a avaliação médica.

Para realizar o exame, é preciso solicitação médica. O pedido é enviado para a Divisão de Regulação, Auditoria, Avaliação e Controle (DRAAC), que agenda o procedimento de acordo com a prioridade/urgência e disponibilidade da vaga. Essa classificação leva em conta critérios clínicos, idade, prognóstico e condições sociais de forma a garantir a equidade.

Carreta

Entre 01 e 12 de abril, Diadema recebeu o Programa Mulheres de Peito, da Secretaria do Estado da Saúde, e realizou gratuitamente mais de 500 mamografias.