Mauá abriu concorrência pública para a contratação de empresa que será responsável pela construção da quinta UPA (Unidade de Pronto Atendimento) na cidade. O novo equipamento de saúde com atendimento 24h será instalado em terreno da própria Prefeitura, localizado na Rua Cesário Parmegiani, no Jardim Santa Lídia, e tem valor estimado em RS 15,3 milhões.
O edital da licitação foi publicado na última segunda-feira (12) no Diário Oficial do Município. A sessão para abertura dos envelopes que definirá o certame está prevista para 29 de maio. A empresa que oferecer menor preço será declarada vencedora. A previsão para conclusão da obra, após superado o processo de concorrência, é de 18 meses.
Com área prevista de quase dois mil metros quadrados, a UPA será fundamental para somar ao atendimento de urgência e emergência na cidade na composição da rede pré-hospitalar que hoje conta com outras quatro unidades nos seguintes territórios: Jardim Zaíra, Centro (Magini), São João (Eixo-Barão) e Vila Assis Brasil. Juntos, estes equipamentos atendem média de duas mil pessoas por dia.
A nova unidade beneficiará diretamente a população estimada em 112 mil habitantes, segundo dados do último Censo Demográfico realizado pelo IBGE, em 2022. São moradores de bairros como Jardim Santa Lídia, Parque das Américas, Jardim Itapark, Jardim Flórida e Vila Falchi. O anúncio oficial da quinta UPA em Mauá foi feito pela ex-ministra da Saúde Nísia Trindade Lima em visita à cidade, em ato realizado em frente ao terreno da futura estrutura.
“A ansiedade não é apenas da população. O governo também tem a expectativa de ver as ações anunciadas se concretizando. Toda melhoria sonhada tem prazo para sair do papel. É preciso dialogar com outras esferas de governo, elaborar projetos, aguardar liberação de recursos e superar problemas que ocorrem durante o processo. Conseguimos publicar o edital, um passo importante rumo à concretização deste sonho. A nova UPA vai melhorar significativamente o acesso à saúde e a qualidade do atendimento à nossa população”, explicou o prefeito Marcelo Oliveira.
O chefe do Executivo afirmou ainda que a área da saúde continuará a receber grandes investimentos. Para ilustrar o que disse, citou como próximos passos as construções de unidade de saúde para atender a região do Jardim Luzitano e de policlínica na Vila Assis Brasil, projeto que prevê a oferta de centenas de procedimentos, exames e consultas em área de mais de três mil metros quadrados.
“A policlínica é um avanço ainda maior do que a UPA, pois teremos 166 salas de atendimento e exames como ressonância magnética. E provavelmente atenderemos também Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Tenho conversado muito com o (Alexandre) Padilha (atual ministro da Saúde) para o governo federal agilizar o repasse dos recursos para encaminharmos o quanto antes o processo de construção deste equipamento grandioso que é a policlínica”, reforçou o prefeito.