Oficina “Desmonumentos – Recriações cartográficas” chega às bibliotecas de Santo André

Neste sábado (17), às 10h30, a Biblioteca Cecília Meireles, no Parque das Nações em Santo André, recebe a primeira edição da oficina que convida a população a olhar para a cidade, conversar sobre monumentos, memórias e patrimônio, e então fazer arte usando as ideias como matéria prima. Na oficina, chamada “Desmonumentos – Recriações cartográficas”, os participantes serão estimulados a intervir em mapas da cidade com materiais diversos e compor um livro coletivo de um novo imaginário da cidade, que ficará disponível na biblioteca.

A atividade, que é gratuita, acontecerá também na Biblioteca Ábia Ferreira Francisco, em Paranapiacaba, no dia 31 (sábado), às 13h, e a terceira edição na Biblioteca Nair Lacerda, no Centro, no dia 7 de junho (sábado), às 10h. “Desmonumentos” é uma oficina pensada para todos os públicos, por isso não há necessidade de conhecimento prévio. Também não é preciso fazer inscrições antecipadas.

As perguntas “Que histórias da cidade os monumentos contam?” ou “Como seria um novo mapa de monumentos de Santo André?” são o ponto de partida para que as três facilitadoras dos Coletivos Cidade&Traços e Os Livreiros, Cíntia Aragão Farias, Elidayana Alexandrino e Vanessa Rigo, desenvolvam o projeto, realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) em parceria com a Prefeitura de Santo André.