Adeus Mujica!

No último dia 13, José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, faleceu em sua chácara na zona rural de Montevidéu, próximo de completar 90 anos de idade – o que ocorreria no dia 20 de maio. Pepe lutava contra o câncer de esôfago desde 2024, e um de seus últimos pedidos foi ser enterrado ao lado de sua cadela Manuela, falecida em 2018.

O presidente, ícone para a esquerda na América Latina, e para tantos outros, viveu diferentemente da maioria da classe política mundial, como um cidadão comum. Muito provavelmente por isso, foi considerado o líder de estado mais pobre do mundo, deixando um patrimônio modesto, compatível com os ideias que sempre defendeu em vida.

Apesar de um passado de muita luta, Mujica chegou a presidência em 2010, ficando até 2015, e além do grande apoio aos mais necessitados, entre seus feitos esteve transformar o Uruguai em referência em energia limpa. Ficou reconhecido também pelas regulamentações do aborto, da maconha e do casamento entre pessoas do mesmo sexo no país, pautas tão necessários que precisam ser discutidas amplamente em todo o planeta.

Quanto as benesses presidenciais, se recusou a morar no palácio oficial se mantendo no campo. Do salário, doava cerca de 90% aos mais pobres e pequenos empresários uruguaios.

Nos últimos anos, se limitou a cuidar de sua horta, e do seu famoso Fusca azul 87.

É Mujica, esperamos por mais homens e políticos como você!

Hasta siempre!

Jefferson Oliveira
Diretor