Fase Seletiva do Circuito Paralímpico de natação receberá jovens em busca de vaga para Mundial

Alessandra Oliveira, Victor Almeida e Arthur Xavier estão entre os 71 atletas que vão nadar em São Paulo de quinta-feira, 22, a sábado, 24, em busca de índice para representar o Brasil no Mundial de Singapura, de 21 a 26 de setembro

O Circuito Paralímpico de natação – Fase Seletiva – vai reunir 71 nadadores no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de quinta-feira (22), a sábado (24). O evento oferecerá a primeira oportunidade para os nadadores buscarem o índice estabelecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) como um dos critérios de entrada para o Mundial de Singapura, que vai acontecer de 21 a 27 de setembro.

Esta será uma oportunidade para que jovens talentos da natação brasileira com experiência internacional busquem uma vaga para participar de seu primeiro Mundial da modalidade.

Entre eles estará o paulista Victor Almeida, 17, nadador que, em 2024, foi o atleta mais jovem da delegação que representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, ocasião em que ficou na quinta colocação nos 100m costas da classe S9 (comprometimetno físico-motor). Vitinho, como é conhecido, também acumulou conquistas internacionais no ano anterior, nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, quando foi ouro nos 100m costas, prata nos 50m borboleta, e bronze nos 200m medley e 400m livre.

“Esta será minha primeira Seletiva para um Mundial e as expectativas são as melhores possíveis, estou muito contente. Quero não só fazer o índice, mas também ter uma performance muito boa. Estou em constante evolução. Estou melhor do que eu estava em Paris, minhas séries estão saindo muito boas”, disse o nadador do clube AAF Nauru e que nasceu com uma má-formação no fêmur direito.

Esta também será a primeira chance de conquistar o índice para qualificação a um Mundial da paulista Alessandra Oliveira, 16, nadadora que é cria da Escola Paralímpica de Esportes, projeto de iniciação esportiva gratuita do CPB. A atleta é campeã parapan-americana dos 100m peito para a classe S4 (comprometimento físico-motor).

“Vai ser minha primeira Seletiva para Mundial desde que comecei na natação e as expectativas estão realmente altas. Consegui começar o ciclo dos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028 muito bem. O objetivo desta temporada de 2025 é fazer um bom Mundial e, para isso, preciso passar por esta Seletiva”, disse a atleta do clube AAF Nauru.

Outro atleta que poderá estrear em um Mundial na edição de Singapura é o mineiro Arthur Xavier, 18, medalhista de bronze no revezamento 4x100m livre S14 (para atletas com deficiência intelectual) nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O atleta irá nadar três provas na Seletiva: 100 borboleta, 100m costas e 200m medley.

“Estou vindo de uma rotina de treinamentos forte, só diminuí a intensidade nesta semana para buscar um bom resultado. Agora estou focando bastante na técnica para pegar esse índice”, disse o atleta, que nada desde os quatro anos e passou a fazer parte do Movimento Paralímpico em 2019, quando teve a deficiência intelectual identificada por um técnico. O nadador representa o clube Sadevi/MG -CTE-UFMG.

A Seletiva no CT também contará com medalhistas dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, incluindo os três brasileiros campeões do megaevento na modalidade: a pernambucana Carol Santiago, da classe S12, ouro nos 50m livre, 100m livre e 100m costas; o mineiro Gabriel Araújo, da classe S2 (comprometimento físico-motor), ouro nos 100m costas, 200m livre e 50m costas; e o catarinense Talisson Glock (ouro nos 400m livre).

As provas terão transmissão ao vivo pelo canal de YouTube do CPB.

A Seletiva da natação acontece na mesma semana em que o CT Paralímpico, em São Paulo, completa nove anos, em 23 de maio. O espaço também receberá a Primeira Etapa Nacional do Circuito Paralímpico de atletismo, com mais de 400 atletas inscritos, durante o sábado, 24, e o domingo, 25. 

Serviço

Circuito Paralímpico de Natação – Fase Seletiva
Data: de 22 a 24 de maio, a partir das 9h30
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, Vila Guarani – São PauloPrimeira