Garantindo o envolvimento de diversos setores da sociedade civil a Prefeitura de Diadema, via Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, realiza chamamento público (Decreto 8538/2025) para participação de interessados na Comissão Organizadora que fará a 6ª Conferência das Cidades de Diadema. O evento acontecerá em junho vindouro, etapa municipal, que debaterá ações de políticas públicas, na área habitacional, e que depois serão discutidas em fóruns da esfera estadual e federal.
Os pedidos de participações são aceitos até esta segunda-feira (26), por meio do e-mail conferencia.cidades@diadema.sp.gov.br. Junto com as solicitações devem ser enviadas as seguintes informações: nome completo; data de nascimento; número de telefone; e-mail para contato e indicação do segmento que deverá representar, com comprovação de vínculo.
A Comissão Organizadora será formada de 25 de pessoas, de seis diferentes estratos sociais. Entre os contemplados estão gestores, administradores públicos e legislativos municipais, 10 integrantes; movimentos populares, 6 representantes; trabalhadores ligados a entidades sindicais, 3 integrantes; empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano, 3 pessoas; entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais, 2 pessoas; e ONGs com atuação na área de desenvolvimento urbano, 1 integrante.
Além de organizar e pensar o regimento da 6ª Conferência das Cidades, é de responsabilidade da Comissão definir critérios para a eleição de delegados que participarão de etapa estadual, mobilizar a sociedade para adesão ao evento de Diadema e elaborar documento final com propostas tiradas no referido seminário.
Reunião
A Comissão Organizadora da 6ª Conferência das Cidades de Diadema se reunirá na próxima quarta-feira (28), às 18h, na Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano – Rua Marechal Floriano, 289 – Centro, Diadema.
Conferências
A realização desses seminários é uma deliberação do Ministério das Cidades e do Conselho das Cidades, que tem como objetivo contribuir para a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano – PNDU. Amparada pela Lei 10.257/2021, as conferências são espaços que garantem as participações de estados e de municípios brasileiros na construção de uma política urbana eficiente, justa e capaz de atender às especificidades regionais.
Os seminários ocorrem em três etapas – municipal, estadual e nacional – e, em cada um deles, busca discutir, elaborar e eleger propostas prioritárias relacionadas ao desenvolvimento urbano, habitação, mobilidade e meio ambiente. Essa estrutura permite uma ampla participação e o alinhamento de ações em diferentes níveis de governo, promovendo uma abordagem integrada e democrática.
Em Diadema a 6ª Conferência Municipal das Cidades acontecerá entre 1º e 15 de junho próximo e o tema será “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”.