A Prefeitura de São Bernardo e o Governo do Estado entregaram 120 unidades habitacionais no Conjunto Alvarenga Peixoto na última quinta-feira (26). Os apartamentos foram construídos pela CDHU na Rua Ímola, região do Bairro dos Casa, e agora são endereço de famílias que, a partir de 2007, começaram a ser removidas de suas moradias em áreas de risco na cidade.
Neste período de 17 anos, esses moradores foram gradativamente sendo inseridos no Programa Renda Abrigo. O Governo do Estado destinou R$ 21,6 milhões para a implantação do Conjunto Alvarenga Peixoto, na modalidade Carta de Crédito Associativo. Como contrapartida, a Prefeitura realizou a doação de terreno de 4.181 metros quadrados no local.
Junto ao governador Tarcísio de Freitas o prefeito Marcelo Lima, entregou as primeiras chaves dos novos apartamentos do Alvarenga Peixoto. “Hoje essas famílias deixam de receber auxílio aluguel para poder receber sua moradia, digna, porque, em parceria, a CDHU executou e o governador Tarcísio veio aqui entregar. Este espaço deixa de ser do Estado, da Prefeitura, e passa a ser a moradia de cada uma dessas famílias. Vamos cuidar juntos, de mãos dadas, para manter isso sempre bonito”, frisou o prefeito Marcelo Lima.
Cada um dos 120 apartamentos tem 47,3 metros quadrados e possui sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço. As unidades estão distribuídas em quatro blocos, com sete andares. O condomínio conta com playground, mini quadra esportiva, espaço de convivência com churrasqueira e salão de festas.
Até o fim deste ano, a Prefeitura prevê a entrega de outras 176 unidades habitacionais, na Vila Esperança, obras também efetivadas pela CDHU. Outra grande entrega prevista para o período é a Praça da Cidadania, no Jardim Calux, região do Planalto, projeto viabilizado por meio de parceria com o Governo do Estado.