Por Bruno Castro
Todos os setores de grande grupamento de atividade econômica registraram saldo positivo, apontam o professor Bruno Castro e Emerson Braz, ambos pesquisadores convidados da USCS.
São Caetano do Sul registrou 678 postos de empregos com carteira assinada no mês de maio, conforme dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados na última segunda-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Os dados foram organizados por Bruno Castro, professor de gestão do Centro Paula Souza e Emerson Braz, coordenador do boletim de conjuntura do grupo de Desenvolvimento Econômico e Política Econômica (DEPE) da PUC-SP, ambos pesquisadores convidados do Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura da USCS.
Segundo os dados, o setor de serviços encabeçou as contratações com a criação de 532 novos postos de empregos formais, impulsionado por serviços de proteção e segurança. Em seguida, o comércio puxou a fila com 88 novas contratações.
O setor de construção civil registrou saldo positivo de 47 empregos formais, com destaque para trabalhadores da construção civil e obras públicas.
A agropecuária registrou um saldo positivo de 6 novos postos de trabalho na cidade, seguido da indústria com 5.
“O saldo positivo de 678 vagas deve ser celebrado, mas é nosso dever olhar para sua composição de forma estratégica. O setor de serviços cresce com empregos de menor qualificação e alta rotatividade. Já a indústria, mesmo estagnada, oferece mais estabilidade. O desafio é combinar a quantidade de vagas dos serviços com a segurança da indústria, criando empregos melhores e mais duradouros na nossa cidade”, comentou o Professor Bruno Castro.
No saldo por sexo, os homens tiveram um saldo positivo de 483 postos de empregos formais, enquanto as mulheres registraram um saldo positivo de 195.
Quanto ao saldo por escolaridade, os trabalhadores com ensino médio completo foram os mais contratados, registrando um saldo positivo de 670, seguido por ensino médio incompleto, com saldo positivo de 80.
No saldo por faixa etária, os mais jovens seguem dominando, com 265 vagas formais para a faixa de 18 a 24 anos. A faixa de 65 anos ou mais, registrou saldo negativo de 24.
Na comparação com o saldo de maio de 2024, houve um recuo de 42,93% nos postos de trabalho. Apesar do recuo, a cidade mantém um saldo positivo de 1.372 vagas no acumulado de 2025.
Ao todo, o município registrou no mês de maio 5.784 admissões e 5.106 desligamentos, registrando um saldo positivo de 678 novos postos de trabalho, totalizando um estoque de 118.710 trabalhadores com carteira assinada.
“Mesmo com os juros a 15% ao ano, a economia brasileira surpreende. O PIB cresceu 1,4% no primeiro trimestre de 2025, e a taxa de desemprego atingiu um novo recorde de baixa, chegando a 6,2% em maio, o menor patamar desde 2012. Essa resiliência econômica é um excelente sinal para todos, inclusive para São Caetano, que também vê a renda crescer e o desemprego se manter baixo, criando um cenário de otimismo para famílias e empresas”, comentou o economista, Emerson Braz.