Circo Escola recebe multidão com o Emprega Diadema nos Bairros

Mutirão de empregos levou oportunidades de trabalho e empreendedorismo à região do Serraria e Inamar

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) de Diadema deu início ao programa Emprega Diadema nos Bairros, um mutirão de empregos que percorrerá a cidade oferecendo vagas disponíveis diretamente a moradores das diversas regiões.

“Nós tivemos o feirão no Centro, com mais de 3 mil empregos, mas o Emprega nos Bairros é onde o emprego vai até você,” explicou o Prefeito Taka Yamauchi, na abertura do evento. “A gente sabe que o deslocamento para o centro ou até as empresas é uma despesa a mais para quem está desempregado e muitas vezes não tem esse recurso. Trazer essas vagas para mais próximo da população faz com que a oportunidade se multiplique e que possamos atender a todos.”

O evento aconteceu no último dia 11, no Circo Escola da Praça Céu das Artes, no Jardim União, com 10 empresas oferecendo cerca de 700 vagas. A Intense RH, por exemplo, cadastrou 300 vagas para o evento: “Esse tipo de evento é importante para as empresas, porque além de divulgar o nosso nome, nos ajuda a captar muitas pessoas que não conseguem chegar até a agência,” afirmou Adriana Dolce, 48, coordenadora de recrutamento e seleção. “Com esse apoio da prefeitura eu faço em algumas horas um trabalho que levaria mais de um mês – e com mais resultado.”

Os trabalhadores da região também aprovaram a ideia e acordaram cedo para garantir seu lugar. A primeira da fila, Claudia Aparecida de Souza, 54, era vizinha ali do Jd. Inamar e chegou às 5h30 da manhã. “Trabalhei 30 anos na área de restaurante e me vi desempregada há 3 meses,” contou ela. “Sozinha, eu ia conseguir visitar uma, duas empresas no máximo, porque tem a passagem, gasto pra comer na rua, o tempo de ir e esperar lá e tudo o mais, leva o dia inteiro. E eu já tinha visto esses feirões, mas nunca consegui ir porque era longe. Já aqui é maravilhoso, eu posso me apresentar pra 10 empresas de uma vez e pertinho de casa.”

Segundo o secretário da SEDET, Aírton Aparecido da Silva, os próximos mutirões acontecerão no Piraporinha, no Eldorado e no bairro Promissão, ainda nos meses de julho e agosto. “E, claro, além dessas feiras de emprego, o morador de Diadema pode continuar cadastrando seu currículo na plataforma do Emprega Diadema para que seja direcionado às vagas que mais se adaptem à sua formação e experiência,” complementou.

Empreendedores da Quebrada

O evento contou também com o programa Empreendedores da Quebrada, que garantiu a presença do SEBRAE, para esclarecimento de dúvidas sobre empreendedorismo, e do Banco do Povo, com informações sobre microcrédito a pequenos empreendedores.

“Com o SEBRAE, a pessoa pode abrir ou regularizar uma microempresa individual (MEI) e tirar dúvidas e fazer cursos gratuitos sobre o seu negócio, como estudos de mercado, fluxo de caixa, divulgação em redes sociais etc,” explicou o secretário. “Já o Banco do Povo oferece até 8 mil reais de crédito para pessoas físicas e até 21 mil para quem é MEI ou tem um CNPJ, com a possibilidade de pagamento em até 30 vezes, a juros baixíssimos, de 0,35%. É oportunidade, orientação e qualificação para as pessoas que querem abrir o próprio negócio, uma promessa do plano de governo do Prefeito Taka que já é realidade em Diadema.”

Para se candidatar às vagas disponíveis em toda a cidade, basta acessar https://emprega.diadema.sp.gov.br e cadastrar seu currículo. A SEDET orienta a sempre manter seu cadastro na plataforma atualizado, pois um curso extra ou experiência adicional pode ser exatamente o que a empresa está buscando.

Para mais informações sobre o SEBRAE, o telefone/Whatsapp é o (11) 4053-5400. Para o Banco do Povo, (11) 96396-2793.