Consórcio inaugura escritório em Brasília e marca momento de unidade regional

Novo espaço reforça a atuação do órgão como principal articulador para o desenvolvimento da região

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC inaugurou na terça-feira (15) sua Sala Grande ABC em Brasília, marcando um novo momento de fortalecimento institucional e união regional em torno da busca por melhorias concretas para a população.

O presidente da entidade e prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, ressaltou que o novo espaço reforça a atuação do órgão como principal articulador para o desenvolvimento de uma das regiões econômicas mais importantes do país.

“É mais um marco da unidade entre todas as cidades do Grande ABC e a capital. Agora levamos nossa força conjunta para Brasília, em busca de mais presença, diálogo e conquistas para a região”, afirmou.

Participaram da inauguração em Brasília os prefeitos de Santo André, Gilvan Júnior; de Mauá, Marcelo Oliveira; de Diadema; Taka Yamauchi, de Ribeirão Pires, Guto Volpi; e de Rio Grande da Serra; Akira Auriani; e ainda de São Paulo, Ricardo Nunes, que passou a integrar recentemente o grupo.

O evento também contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que presidiu o Consórcio ABC em 2013, 2014 e 2016 enquanto prefeito de São Bernardo, e dos deputados federais Alex Manente, Fernando Marangoni, e Vicente Paulo da Silva, com domicílio eleitoral no Grande ABC.

A estrutura instalada na capital federal tem como objetivo ampliar a representatividade política do Grande ABC junto aos Três Poderes, permitindo que prefeitos, secretários e técnicos acompanhem de perto as discussões no Congresso Nacional, nos ministérios e nos tribunais superiores.

A aproximação institucional é estratégica para tratar de pautas prioritárias para os municípios, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66, que prevê novo prazo de parcelamento especial de débitos das prefeituras, incluindo precatórios.

A presença física do Consórcio ABC no centro do poder político nacional fortalece a atuação conjunta das prefeituras e garante mais eficiência na defesa dos interesses regionais. Segundo os organizadores, a estrutura da Sala Grande ABC foi pensada também para oferecer suporte técnico e logístico às equipes municipais, que com frequência se deslocam à capital federal para tratar de convênios, programas e projetos estratégicos. Com um espaço próprio, os profissionais do Grande ABC passam a contar com melhores condições de trabalho, articulação e acompanhamento junto ao Governo Federal.