Enquanto a grande maioria dos brasileiros e brasileiras estavam dormindo, a Câmara dos Deputados aprovou a PL da Devastação, que altera o licenciamento ambiental no Brasil. Na madrugada da última quinta-feira (17), 267 deputados votaram para aprovar o Projeto de Lei 2159/2021, que altera a Lei da Mata Atlântica (nº 11.428/2006) enfraquecendo a proteção de suas áreas mais preservadas, indo completamente contra o alerta de ambientalistas, empresários, cientistas e da grande parte da sociedade que acordou incrédula com a votação.
Infelizmente, os 116 votos contrários não foram o suficiente para barrar ou ao menos aprimorar o texto proposto na PL.
Por quase 20 anos, a Lei da Mata Atlântica foi a principal responsável pela queda de mais de 80% no desmatamento do bioma, e acabar com os dispositivos que garantem esta proteção, abre um espaço perigoso para o país, principalmente pelos compromissos firmados perante o Acordo do Clima e as COPs da Biodiversidade e do Clima.
Agora, no ano em que o Brasil sedia a Conferência do Clima, a COP 30, fica a esperança de que o presidente Lula vete este projeto, que vai completamente contra a mantermos um meio ambiente equilibrado, previsto em nossa Constituição Federal.
O Brasil é do povo brasileiro, e muitos da classe política – principalmente que estão eleitos – já se provaram ser contra sua própria bandeira, com decisões e falas antipatrióticas, e resolvendo questões importantes para todos que vivem aqui, de forma sorrateira, no calar da noite.
Jefferson Oliveira, diretor