Os movimentos das atividades humanas nos últimos séculos deixaram marcas visíveis colocando a qualidade da vida em nosso planeta em cheque. A noção de que estamos num período em que a ação do homem no planeta é visível e impõe mudanças urgentes nos move para um comportamento que nos desvia de uma rota de colisão com nosso próprio planeta.
Alternativas vindas de correntes de pensamentos questionadores se levantam contra o antigo conceito de produção ao trazerem para a discussão a dependência dos fatores naturais, considerando o valor de algo que em primeiro instante complica e limita, mas que logo após tende ampliar a compreensão daquilo que podemos admitir ser o sistema Terra.
Em vista disso, há possibilidades de assistirmos a substituição da dinâmica antiga de economia pelo conceito de geração, que pode destacar a importância da ecologia, pensando na instrumentalização para proporcionar bens destinados às espécies terrestres, aproveitando a resultante do conflito entre produzir e gerar.