Segunda etapa da maquete de Paranapiacaba é entregue pelo Ferreoclube do ABC

As equipes do Ferreoclube do ABC e Memória Ferroviária concluíram a segunda etapa da revitalização e ampliação da réplica em miniatura de Paranapiacaba e entorno. O público pode conferir a maquete da vila inglesa na sede do grupo, na Avenida Campos Salles, 23, na Rua da Estação, s/n, na parte baixa.

“A maquete é um retrato fiel da formação da Vila até o Porto de Santos com riqueza de detalhes. O projeto requer muito estudo e paciência da equipe liderada pelo Renato Gigliotti, voltado especialmente para turistas, estudantes, pesquisadores e historiadores”, relata o subprefeito de Paranapiacaba e Parque Andreense, Fabio Picarelli.

Nesta nova fase, a maquete ganhou réplicas da descida da Serra do Mar, do Jardim Casqueiro e da Cosipa (ambos em Cubatão), além de locais como o Porto de Santos, com seus depósitos e guindastes, e a Estação Valongo, também em Santos.

No trecho do planalto foram incluídos mais detalhes da Vila de Paranapiacaba, como a passarela, o depósito de locomotivas da São Paulo Railway, a oficina de locobreques, o viaduto do primeiro sistema funicular, o pátio de manobras de Campo Grande e outros aspectos importantes da ferrovia.

Todas as peças foram confeccionadas nos últimos 12 meses pelos próprios integrantes. Também foi instalado um painel sinótico. Trata-se de uma ferramenta visual com informações, dados, conceitos e ideias para facilitar a compreensão dos visitantes.

A terceira etapa, que está em fase de planejamento, irá contemplar a operação manual dos trens e a iluminação do espaço. “Nosso objetivo é transformar a maquete em ares de museu”, complementa o ex-presidente do Ferreoclube do ABC e Memória Ferroviária, Carlos Eduardo Stabilin.