Tem quem gosta do Brazil. E tem quem gosta do Brasil. Tem quem acha que gosta do Brasil, mas gosta do Brazil. E tem quem acha que para gostar do Brasil, tem que gostar do Brazil.
Tem quem se enrola na bandeira do Brasil, mas ama o Brazil. Tem quem diz Brasil acima de tudo, mas bate continência para uma bandeira com 13 listras alternadas em vermelho e branco e 50 estrelas brancas, que não tem nada que ver com o Brasil.
Tem quem se diz preocupado com o desenvolvimento do Brasil, mas ataca quem sabe que para desenvolver o Brasil é necessário deixar de se submeter ao Brazil.
Tem quem vai para o Brazil para de lá, atacar o Brasil. E tem quem acha que tem razão quem vai para o Brazil para atacar o Brasil. Tem quem se transverte de defensor do Brasil, mas quando o Brazil ataca o Brasil, exulta usando um boné vermelho escrito MAGA. Mas depois volta atrás porque se dá conta que ao defender o Brazil está prejudicando empresas e capitalistas do Brasil que lhe dão sustento. Será verdade ou apenas uma contabilidade política?
Tem quem defende uma família e seus seguidores achando que estão defendendo o Brasil. E alguns, na defesa desse grupo, se sentem no direito de intervir no processo normal da Casa do Povo, um dos poderes do Brasil. Na verdade, estão defendendo o Brazil.
Tem quem, para atacar o Brasil, se esforça para que o Brazil deixe milhões de brasileiros sem emprego. E tem quem quase não usa a bandeira do Brasil, mas luta para que todos os brasileiros tenham café, almoço e janta.
Tem quem enriquece vendendo commodities do Brasil para o Brazil, mas não se importa com a fome e em produzir alimentos para alimentar o povo do Brasil.
Tem quem devasta o Brasil e acumula milhões e milhões de hectares para criar gado e plantar para exportar para o Brazil e para isso oprime e mata o povo do Brasil. E acha que isso é natural e é o progresso.
Tem quem tem toda a liberdade de dizer que há ditadura no Brasil, mas quer que o Brazil intervenha para terminar com a frágil e incompleta democracia no Brasil.
Tem ricos no Brasil que se respaldam no Brazil para manter uma ordem de injustiças e desigualdades no Brasil. Por isso, os ricos do Brasil amam o Brazil.
Muitos pobres no Brasil são iludidos e convencidos a amar o Brazil. E ao dizer que amam o Brasil amam mesmo o Brazil. Por isso, acham que estão defendendo o Brasil, mas estão defendendo o Brazil.
Tinha razão a Elis: “o Brazil não conhece o Brasil”. Mais ainda, o Brazil despreza o Brasil.
E você, opta pelo Brasil ou pelo Brazil?
Professor Luiz Eduardo Prates
luizprts@hotmail.com