Festival do Chocolate de Ribeirão Pires chega ao último final de semana

Reta final do evento terá shows do Cólica Renal e Rafa Torres, além de atrações culturais e gastronômicas

O Festival do Chocolate de Ribeirão Pires encerra neste fim de semana sua edição de 20 anos em clima de festa. Até o próximo domingo (31), a região central da cidade será palco de uma maratona cultural com música, dança, teatro e gastronomia, prometendo atrair milhares de visitantes.

Celebrando duas décadas de tradição, o evento adotou em 2025 um formato urbano e descentralizado, espalhando palcos e atrações por ruas e espaços icônicos da cidade e já recebeu mais de 130 mil visitantes em três semanas. A proposta garantiu maior integração com o comércio local e fortaleceu a economia ribeirãopirense, que já recebeu mais de R$ 6 milhões em movimentação.

A programação do último fim de semana começou nesta sexta-feira (29) com a energia da Big Band Salada Mista, Cássio Ferreira e Adriano Damas.

Este sábado (30) será marcado pela mistura de música e dança, durante a tarde, apresentações de grupos locais como Libertad, EMARP e o projeto Recostura Ribeirão tomam conta do Choco Paço no “Sábado com Dança”. À noite, o destaque fica para o show da banda Cólica Renal, às 20h, também no palco principal.

No Memorial Santo Antônio, Mr. Addams, Soul High e Arte 21 se apresentam, reforçando o espaço como vitrine para talentos regionais. A Vila do Doce, por sua vez, terá Robson Lango, Forró do Vital e Roger & Rogério, atraindo diferentes públicos com estilos que vão do forró ao sertanejo.

No domingo (31), o encerramento terá clima familiar e festivo. A tarde começa com apresentações infantis, como o grupo Mundo de Kaboo, o Liporoni’s Circus e a Palhaçaria EMARP. Um cortejo pela rua com a Banda Marcial de Poá promete agitar a região central antes do show de Rafa Torres, atração nacional que fecha a programação do Choco Paço às 20h.

Paralelamente, o Memorial Santo Antônio recebe Dino Barioni, Diego Estevam e Marco de Vita, enquanto a Vila do Doce aposta no clima nostálgico das bandas de flashback, que dominam a programação da tarde. À noite, quem sobe ao palco é Samuca e a Selva.

Mais de 100 atrações culturais passaram pelos três palcos principais ao longo do mês, consolidando o festival como um dos maiores eventos culturais do Grande ABC.

Na gastronomia, 128 estabelecimentos participaram desta edição, entre as novidades, o público encontrou pudim de cambuci com chocolate, chopp de chocolate, refrigerante de cambuci e até filé mignon ao molho de cacau, mostrando a criatividade dos chefs locais. A proposta é unir tradição e inovação, valorizando o cacau como protagonista.

Além da festa, o festival mantém seu caráter solidário e sustentável. A entrada foi gratuita, com doação voluntária de alimentos ou ração para animais. As arrecadações serão destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade.