São Caetano inicia debates para a revisão do Plano Diretor para o período 2026-2035

A Prefeitura de São Caetano iniciou na última semana, o processo de revisão do PDE (Plano Diretor Estratégico), instrumento fundamental para o planejamento urbano e para a construção de uma cidade mais justa, sustentável e preparada para os desafios dos próximos dez anos. O tema foi discutido durante reunião do Conselho da Cidade, na Sede dos Conselhos, no Bairro Santo Antônio.

O PDE define como a cidade pode crescer, se desenvolver e se organizar, orientando políticas públicas, investimentos e o uso do solo. Conforme determina o Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001), esse planejamento deve ser revisado a cada dez anos. Em São Caetano, o PDE vigente (2016-2025) está em fase de atualização para o período 2026-2035.

“O Plano Diretor é estratégico porque vai concentrar o que queremos para a nossa cidade, decisões que vão nortear o desenvolvimento de São Caetano do Sul. Queremos crescer? Como? Para onde? Essa é a discussão que faremos com todos os segmentos para que o município se desenvolva do jeito que a sociedade deseja”, afirmou o prefeito Tite Campanella, acrescentando que a revisão será “criteriosa, técnica e visando o bem-estar de todos os moradores”.

Um dos pilares centrais da revisão é a participação popular. Ao longo do processo, os moradores poderão contribuir em oficinas, pesquisas online e audiências públicas em diferentes bairros. As contribuições da sociedade serão incorporadas na elaboração das diretrizes e propostas que orientarão o futuro da cidade.

Os interessados podem enviar suas sugestões / projetos online, pelo link https://planodiretor.saocaetanodosul.sp.gov.br. No portal a população poderá acompanhar todas as etapas do processo e consultar documentos técnicos.

A revisão do PDE está sendo desenvolvida em diversas fases, que incluem também levantamento e análise de dados sobre o território e a população, e o mapeamento das condições atuais da cidade (habitação, mobilidade, infraestrutura, meio ambiente, entre outros). Concluídas as audiências públicas, será formulado o projeto de lei, para posterior envio à Câmara Municipal.

As audiências públicas já têm datas marcadas, sempre às 19 horas:

30/9: Campus Conceição da USCS (Rua Conceição, 321, Bairro Santo Antônio)
7/10: Teatro Paulo Machado de Carvalho (Al. Conde de Porto Alegre, 840, B. Santa Maria)
9/10: Cecape (Rua Tapajós, 300, B. Barcelona)
14/10: EMEF Senador Flaquer (Rua Heloisa Pamplona, 180, B. Fundação) e 29/10: Plenário da Câmara (Av. Goiás, 600, B. Santo Antônio)