Neste final de semana se comemora em nossas terras a independência do país, ou melhor, o famoso grito as margens do Rio Ipiranga feito por Dom Pedro I, lá em 1822.
Porque na verdade após este ato, as tropas portuguesas ainda lutaram contra o povo brasileiro, sendo que no estado da Bahia, foi onde tudo acabou, no dia 2 de julho de 2023, quando finalmente as forças portuguesas foram expulsas, dando fim ao domínio deles sobre o Brasil.
Porém essa data é pouco reconhecida pelo nosso país, sendo celebrada como feriado apenas em solo baiano. Estranho, não? Mas, suspeitamos que se fosse em terras paulistas, provavelmente seria diferente essa história.
Neste ano o presidente Lula enviou ao Congresso Nacional um projeto para tornar esta data um dia nacional comemorativo da consolidação da Independência do Brasil, sem ser um feriado nacional. Vamos ver o que vai dar.
Mas será que somos realmente independentes de outros países?
Será que somos patriotas de verdade, ou só vestimos o verde e amarelo quando convém?
Respeitamos o que criamos e produzimos por aqui da mesma forma como fazemos com o que chega de outras localidades do mundo? Seja alimento, vestuário, tecnologia, entretenimento e etc.?
Dúvidas que merecem reflexão, ainda mais em tempos onde vemos patriotas batendo continência para bandeiras de outros países e torcendo contra o próprio país.
Ótimo 7 de setembro!
A direção