O Festival ABCDança Transpetro vai levar quatro atividades a Mauá nesta sexta-feira (26), sábado (27) e domingo (28). Serão oferecidas duas oficinas na sexta-feira, no CEU das Artes e do Esporte, e dois espetáculos no final de semana, no Teatro Municipal Anselmo Haraldt Walendy.
A programação na cidade terá início às 16h de sexta-feira, com a oficina “Estéticas Musicais da Dança no Século XX: laboratório prático de escuta e movimento”, com Tatiana Avanço. Voltado a pessoas com 14 anos ou mais, o workshop vai abordar, de modo teórico-prático, quatro estéticas musicais que influenciaram a dança: orquestral, concreta, aleatória e minimalista. O estudo se debruça sobre as parcerias entre Igor Stravinsky e George Balanchine, Maurice Béjart e Pierre Henry, Merce Cunningham e John Cage, Anne de Keersmaeker e Steve Reich. São casos em que artistas da dança e da música reelaboraram as relações entre movimento e som.
No mesmo dia, às 19h, será ministrada a oficina “Arqueologia do Movimento” com André Bizerra. Indicada a quem tem 18 anos ou mais, o trabalho promove um trânsito entre percepção do corpo e prática cênica. Por meio de orientações proprioceptivas, estimula a elaboração de palavras que emergem das sensações do corpo.
A cidade de Mauá também receberá dois espetáculos: O MAR não me obedece, da companhia Pássaro de Presságio, e No Limiar, do Balé da Cidade de Taubaté.
A companhia Pássaro de Presságio se apresenta no sábado, 27 de setembro, às 20h, no Teatro Municipal. Os intérpretes, Natália Karam e Leonardo Villa, foram indicados ao Prêmio APCA na categoria de Elenco. A obra O MAR não me obedece é uma reflexão sobre o progresso que nos afasta da natureza e gera ações individuais que degradam o mundo e a nossa saúde mental. O trabalho apresenta coreografias que exploram força, impulso, entrada no chão, entrega à gravidade, tempo e assimetria.
O Balé da Cidade de Taubaté encerra as atividades do Festival ABCDança Transpetro na cidade. No Limiar é uma colaboração entre o coreógrafo Felipe Chepkassoff e o elenco. A obra evidencia a tensão predominante nas relações que buscam se equilibrar “no limiar” entre o exercício do afeto e a projeção de poder sobre o outro. Trata-se de uma reflexão sobre as estruturas de poder e opressão sociais vigentes.
Campanha de arrecadação
Assim como em todas as demais cidades, as atividades do Festival ABCDança Transpetro em Mauá contarão com uma campanha de arrecadação de agasalhos e alimentos não perecíveis. Para participar, basta levar sua doação ao CEU das Artes e do Esporte (R. América do Norte, 17 – Parque das Américas – Mauá/SP) ou ao Teatro Municipal Anselmo Haraldt Walendy (R. Gabriel Marques, 353 – Vila Noemia – Mauá/SP) no horário de uma das atividades.
Serviço
Oficina: Estéticas Musicais da Dança no Século XX: laboratório prático de escuta e movimento
Com: Tatiana Avanço
Modalidade: Estudos teóricos
Data e hora: Sexta-feira, 26 de setembro, das 16h às 19h
Local: CEU das Artes e do Esporte
Endereço: R. América do Norte, 17 – Parque das Américas – Mauá/SP
Faixa etária indicada: A partir de 14 anos
Oficina: Arqueologia do Movimento
Com: André Bizerra
Modalidade: Dança experimental
Data e hora: Sexta-feira, 26 de setembro, das 19h às 21h30
Local: CEU das Artes e do Esporte
Endereço: R. América do Norte, 17 – Parque das Américas – Mauá/SP
Faixa etária indicada: A partir dos 18 anos
Obra: O MAR não me obedece
Com: Companhia Pássaro de Presságio
Data e hora: Sábado, 27 de setembro, às 20h
Local: Teatro Municipal de Mauá – Anselmo Haraldt Walendy
Endereço: R. Gabriel Marques, 353 – Vila Noemia – Mauá/SP
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre
Obra: No Limiar
Com: Balé da Cidade de Taubaté
Data e hora: Domingo, 28 de setembro, às 19h
Local: Teatro Municipal de Mauá – Anselmo Haraldt Walendy
Endereço: R. Gabriel Marques, 353 – Vila Noemia – Mauá/SP
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: 12 anos