Semana cheia

Os próximos dias serão de muitos acontecimentos em solo nacional. Principalmente por dois motivos:

Primeiro porque a Cúpula da COP30 já aconteceu na última quinta e sexta-feira (6 e 7), e agora no próximo dia 10 começa a Conferência que se estende até o dia 21 e deixará o país no centro das discussões globais sobre a mudança do clima. Algo de extrema importância, principalmente pois ainda grande parcela da população mundial tende ao negacionismo e vai contra os alertas científicos acerca do assunto, e a união e luta conjunta são mais do que necessárias.

Delegações de 143 países se reunirão para debater a respeito da necessidade da criação de protocolos que ajudem a mitigar o impacto das mudanças climáticas na saúde e ajudem a limitar o aumento na temperatura do planeta em até 1,5ºC até o fim deste século.

Segundo porque começou ontem o julgamento dos recursos do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos outros seis réus contra a condenação da ação penal do Núcleo 1 da trama golpista. Este julgamento ocorre de forma virtual e terá a votação aberta até a próxima sexta-feira (14) quando devem ser indicadas as penas definitivas de cada um deles. Dessa vez, serão apenas quatro os ministros que realizarão os votos, já que Luiz Fux mudou para a Segunda Turma da Corte após ser o único a votar pela absolvição do ex-presidente.

A tendência é que os recursos sejam rejeitados e que os réus cumpram suas penas. Devido ao estado de saúde de Bolsonaro que vem sendo divulgado, provavelmente sua defesa peça que a prisão domiciliar seja mantida, afastando assim a possibilidade de sua ida à Papuda ou a uma sala especial na Polícia Federal. Já os demais, poderão cumprir suas penas em quartéis das Forças Armadas ou em alas especiais na Papuda.

Agora é aguardar para ver no que tudo isso vai dar.

A direção.